Mídia, segurança e direitos humanos em debate


29/04/2008


Será na segunda-feira, 5 de maio, às 14h, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar da sede da Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio), o seminário “Mídia, segurança e direitos humanos”. O evento faz parte das comemorações do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do centenário da ABI, festejado em 7 de abril.

O seminário contará com as participações especiais do Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos; Giancarlo Summa, Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas (Unic) para o Brasil; e do Presidente da ABI, Maurício Azêdo. Evandro Vieira Ouriques, professor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, será o mediador do debate.

“Mídia, segurança e direitos humanos” é uma iniciativa da Unic do Rio e da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), com o apoio da ABI, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da UFRJ e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os interessados em participar devem enviar mensagem para o e-mail centenario.rsvp@abi.org.br ou ligar para (21) 2220-3222. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. 


A programação completa será a seguinte:
 

Horário

Eventos

14h

Abertura do evento, com o jornalista Maurício Azêdo (Presidente da ABI)

14h15

Exposição do Ministro Paulo Vannuchi (SEDH)

14h35

Palestra introdutória de Silvia Ramos (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes)

15h

Experiências concretas — André Luiz Azevedo (repórter da Rede Globo de Televisão)

15h15

Experiências concretas — Ana Miguez (editora-executiva do jornal O Dia)

15h30

Experiências concretas — Angelina Nunes (Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e editora-assistente do Globo)

15h45

A experiência internacional — Adauto Soares, coordenador interino do Programa de Comunicação e Informação da Unesco

16h

Debate

16h30

Conclusão — Giancarlo Summa (Diretor do Unic Rio)