Advogados e juristas na Comissão de Honra


14/01/2008


Destacados advogados e juristas do Rio de Janeiro e São Paulo, todos com forte atuação na luta pelo retorno do País ao Estado de Direito, aceitaram o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI, presidida por Oscar Niemeyer. Entre os que expressaram a sua adesão está o Professor Goffredo da Silva Telles Júnior, decano dos juristas do Brasil, autor, nos anos de chumbo, da corajosa Carta aos Brasileiros, documento de conclamação à luta contra ditadura militar.
O segmento representativo do Direito na Comissão de Honra é constituído pelas seguintes personalidades, cujas declarações de adesão são transcritas a seguir:

 Alcyone Barreto    

                       Rio de Janeiro, RJ
 
     “Prezado Maurício Azêdo,
 
    Acuso o recebimento do convite para participar da Comissão de Honra do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa-ABI.
    Devo, desde logo, afirmar a satisfação e o orgulho de ter recebido o mencionado convite dessa heróica entidade, que completa um século de labor na defesa da liberdade de manifestação do pensamento e de informação.
    Assim, expressamente declaro aceitar o agradável convite.
    Por derradeiro, na condição de modesto operador do direito, agradeço ao amigo de longa data que preside essa histórica entidade o chamado para partiicipar de tão importante Comissão de Honra.
    Saudações fraternas
    (a) Alcyone Vieira Pinto Barreto. 
 
 Antonio Modesto da Silveira  
                       Rio de Janeiro, RJ
 
    “Prezado Presidente Maurício Azêdo,
 
    Foi com grande satisfação que recebi sua carta de 1-10-07, convidando-me para compor a Comissão de Honra, na promoção de eventos para a comemoração do centenário da criação da primeira associação de imprensa do País.
    Os 100 anos de lutas pela liberdade tornaram a Associação Brasileira de Imprensa uma das mais respeitáveis referências na defesa dos profissionais da liberdade e dos Direitos Humanos em geral, na qual se destaca sua presente gestão.
    Expresso meu total assentimento ao seu convite, agradecendo-lhe pela honra que me causou e colocando-me às ordens para as atribuições que me couberem na Comissão.
    Fraternalmente, (a) A. Modesto da Silveira.
 

 Benedito Calheiros Bomfim  
                         Rio de Janeiro, RJ   

         “Sr. Presidente:
 
         Apraz-me acusar o recebimento do Ofício dessa Presidência, n° 1.241-2007, datado de 1° de outubro do corrente ano, em que me formula convite para integrar a Comissão de Honra, comemorativa da celebração do centenário da valorosa Associação Brasileira de Imprensa–ABI.
         Junto com as escusas pela demora, motivada por enfermidade, em responder ao aludido expediente, cabe-me expressar a honra de receber e aceitar tão elevada distinção, que me associa em sentimento e espírito à história de uma entidade que tanto vem contribuindo para a defesa da independência e das liberdades individuais e públicas do País.
         Queira aceitar, Sr. Presidente, a expressão de meu maior apreço e admiração.
         Cordialmente, (a) Benedito Calheiros Bomfim.”
 
 
 Carlos Roberto Siqueira Castro      
                      Rio de Janeiro, RJ   

         “Ilustre e prezado Presidente da ABI
         Dr. Maurício Azêdo,
 
         Ao retornar de viagem profissional ao exterior, recebi, mediante o Ofício ABI. PRES. n° 1.242-2007, convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa–ABI, o que para mim foi motivo de especial orgulho, distinção e alegria. Assim sendo, tenho a satisfação de manifestar o meu assentimento ao convite formulado por essa ilustrada Presidência, colocando-me à disposição de V. Excia. para o que puder contribuir em prol do êxito desta meritória comemoração.
         Afetuosas saudações, (a) Carlos Roberto Siqueira Castro.”

 
 Celso da Silva Soares  
                      Rio de Janeiro, RJ
        
         “Senhor Presidente:
 
         Convidado a integrar a Comissão de Honra das comemorações do centenário da Associação Brasileira de Imprensa, recebo o convite não tanto como homenagem quanto convocação, por considerar a ABI a grande homenageada, em diversos momentos graves da vida nacional uma trincheira de luta, e para homenagear quem nunca fugiu à luta se vai convocado como combatente. Nesse sentido, honrado de fazer parte da Comissão, aceito o convite.
         Um aspecto singular da minha atividade no mundo jurídico também influi nessa aceitação. Sempre estive de certa forma ligado à imprensa, a começar por meu primeiro emprego, de revisor, e em todas as entidades por que tenho passado procurei fazer que seus jornais, além de orgãos informativos, exercessem o papel de instrumentos do despertar das consciências para se alcançarem seus objetivos específicos e aqueles relacionados ao interesse social. Já como estudante participava dos trabalhos do jornal do Caco, Crítica, e na Seccional da OAB do nosso Estado fui, durante muito tempo, o responsável pela redação da Tribuna do Advogado, onde conheci e aprendi a admirar jornalistas como Léo Guanabara e Alberto Rajão, que já se foram. Tem havido, portanto, uma correlação entre minha atividade de advogado e a imprensa.
         Eis as razões pelas quais, caro Presidente, fico muito satisfeito de poder, na Comissão de Honra, participar das homenagens que serão prestadas à ABI neste ano do seu centenário.
         Manifestando meu respeito e apreço por V.Ex.ª, despeço-me cordialmente.
         (a) Celso da Silva Soares
         Ex-Presidente e atual Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas do IAB.”
 
 
 Dalmo de Abreu Dallari  
                        São Paulo, SP  
        
         “Senhor Presidente:
 
         Recebi seu atencioso Ofício ABI PRES n° 1.269-2007, datado de 8 deste mês, comunicando-me que a Diretoria da Associação Brasileira de Imprensa houve por bem convidar-me para integrar a Comissão de Honra das comemorações do Centenário dessa importante e tradicional entidade, cabendo a Presidência da Comissão à figura notável de brasileiro e humanista que é Oscar Niemeyer.
         Muito sensibilizado pela extraordinária deferência, aceito o convite, sumamente honroso, ficando muito grato pela oportunidade de acompanhar bem de perto, ao lado de figuras eminentes, que respeito e admiro, as comemorações do Centenário dessa entidade, cuja história se inscreve nas páginas mais relevantes das lutas travadas no Brasil em defesa da liberdade, da democracia e da dignidade humana.
         Com renovados agradecimentos pela generosa distinção que me é concedida, externo a Vossa Senhoria e à digna Diretoria da Associação Brasileira de Imprensa as expressões de meu respeito e minha admiração.
         Atenciosamente (a) Dalmo de Abreu Dallari.”

 
 Fábio Konder Comparato  
                       São Paulo, SP                                         
        
         “Senhor Presidente:
 
         Recebi com grande desvanecimento o seu convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário dessa benemérita Associação, e ponho-me à sua disposição para bem cumprir a honrosa tarefa que me foi atribuída.
         Com a expressão de meu elevado apreço, subscrevo-me
        (a) Fábio Konder Comparato.”
 
 George Francisco Tavares
                         Rio de Janeiro, RJ                                                                   
                                                                           
        
         “Honrado com seu convite para integrar a Comissão de Honra dessa Instituição, tendo em vista as comemorações do seu Centenário em 7 de abril do ano vindouro, quero expressar o meu agradecimento e afirmar que aceito este encargo.
         Sem mais.
         Cordialmente. (a) George Francisco Tavares.”

 
 Goffredo da Silva Telles Junior  
                      São Paulo, SP
        
         “Prezado Dr. Maurício Azêdo, preclaro presidente da Associação Brasileira de Imprensa.
         Com distinção excelsa, recebo e agradeço o convite dessa Associação para integrar a Comissão de Honra do Centenário.
         Queira aceitar, caríssimo Presidente, a cordial saudação de
         (a) Goffredo da Silva Telles Junior.”

 
 Humberto Jansen Machado
                    Rio de Janeiro, RJ
 
         “Meu caro Maurício Azêdo
 
         Com imenso prazer e muita alegria recebi o honroso convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI.
         O centenário que se comemora está marcado pelas lutas históricas em favor da democracia e da liberdade e tenho o orgulho de ter sido parte ativa, como advogado e cidadão, na resistência à ditadura militar, muitas vezes nesse território livre dos jornalistas brasileiros.
         Mais uma vez, presente. Conte comigo.
         Um abraço do (a) Humberto Jansen Machado.”

 
 José Afonso da Silva  
                    São Paulo, SP
        
         “Prezado Senhor,
 
         Acabo de receber sua carta de 1° de outubro do corrente, pela qual me honra com o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI, sob a presidência do Eminente Arquiteto Oscar Niemeyer.
         Ao aceitar o honroso convite, manifesto minha satisfação de poder de alguma forma contribuir para a comemoração do centenário da Associação Brasileira de Imprensa. Sinto-me homenageado com o convite.
         Reitero os protestos de estima e elevada consideração.
        (a) José Afonso da Silva.”

 
 Nilo Batista     
                      Rio de Janeiro, RJ         
        
         “Senhor Presidente,
 
         Acusando o recebimento de seu ofício n° ABI.PRES 1.249, de 1° outubro de 2007, venho agradecer o dignificante convite nele formulado para integrar a Comissão de Honra que, sob a presidência do incomparável brasileiro que é Oscar Niemeyer, contribuirá no planejamento das comemorações do centenário dessa Casa à qual tanto deve o País.
         Colocando-me à disposição de Vossa Excelência, colho o ensejo para reiterar sinceros protestos de estima e admiração.
         (a) Nilo Batista.”

 
 Sérgio Bermudes   
                     Rio de Janeiro, RJ
        
         “Caro Maurício Azêdo,
 
         Aceito com muita alegria o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa.
         Cordial abraço,
         (a) Sérgio Bermudes.”