Sindicato dos Jornalistas do Rio realiza Congresso


08/08/2019


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) realiza na sexta e sábado, dias 9 e 10 de agosto, em sua sede, na Rua Evaristo da Veiga 16 – 17º andar, no Centro, o Congresso dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, com o tema “Em defesa dos jornalistas, da democracia e do pleno Estado de Direito”.

Neste Congresso será escolhida a delegação dos jornalistas do município do Rio de Janeiro que participará do 38º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ. Este encontro nacional de jornalistas ocorrerá entre 22 a 24 de agosto, em Fortaleza, com o tema central “Afirmar o Jornalismo e o Papel dos Jornalistas: função social, viabilidade econômica e desafios da profissão.

O Congresso Nacional dos Jornalistas deve reunir cerca de 400 participantes. Terá atividades no Teatro São José e no Hotel Sonata de Iracema. O evento também marcará a posse solene das novas gestões da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará – Sindjorce e contará com homenagem a profissionais que, reconhecidamente, contribuíram com o desenvolvimento da atividade profissional no país: Alberto Dines, Audálio Dantas e José Marques de Melo.

Na sexta-feira (09/08), a abertura do Congresso dos Jornalistas do Rio de Janeiro contará com uma mensagem enviada por vídeo da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Maria José Braga. Depois haverá o painel “Em defesa dos Jornalistas, da democracia e do pleno Estado de Direito”, a ser mediado por Marcio Leal, da diretoria.

Nele será apresentado o vídeo com a entrevista coletiva do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept. no último dia 30, na ABI. Dos debates participarão, Leonel Azevedo de Aguiar (PUC-RJ), representando a Associação Brasileira do Ensino de Jornalismo (ABEJOR); Paulo Jerônimo Sousa – Pagê, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Virginia Berriel, da executiva nacional da CUT; Orlando Guilhon, do FaleRio/FNDC; e Beth Costa, secretária-geral da Federação Nacional dos Jornalistas.

No sábado, dia 10, ocorrerão dois painéis com os seguintes temas: “Mudanças do Mercado de Trabalho” – “Cadê os jornalistas? Sumiram das redações tradicionais?” e “Tendências do Mercado – Soluções criativas e inéditas de jornalistas independentes”..

Com mediação da jornalista Malú Fernandes, consultora de comunicação, participarão do debate Arnaldo Cesar, Diretor de Inovação Tecnológica da ABI; Bruno Quintella – jornalista e roteirista, analista de conteúdo da TV Globo e Marcelo Nóbrega, Diretor de RH da Arcos Dorados (Mac Donalds).