Centenário da ABI em solenidade na OAB


09/04/2008


O centenário da Associação Brasileira de Imprensa será festejado em cerimônia promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, dia 10, às 16h, no Plenário Evandro Lins e Silva (Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar — Centro). Para o Presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, a celebração é motivo de orgulho:
— A OAB e a ABI são duas entidades que, em determinado tempo da História brasileira, se uniram na luta em defesa das liberdades democráticas. Sinto-me muito honrado em receber os jornalistas e participar das comemorações dos cem anos de sua instituição, especialmente no momento atual, em que a ABI retoma seu papel histórico e volta a atuar nas questões de interesse da cidadania.

As relações da ABI com a OAB se intensificaram a partir dos anos 1970, quando José Ribeiro de Castro ocupava a Presidência da seccional da Ordem dos Advogados no Rio de Janeiro, com uma atuação marcante que, de acordo com o Presidente da ABI, jornalista Maurício Azêdo, “definiu o engajamento da entidade com constância e firmeza na defesa dos direitos humanos e interesses nacionais e acabou influenciando a OAB nacional”.

Outros dirigentes da entidade tiveram atuação importante no histórico de lutas conjuntas da entidade com a ABI, entre eles Eugênio Roberto Haddock Lobo, Nilo Batista e Hélio Saboya. 

As duas instituições atuaram juntas na luta pelos direitos humanos e nas campanhas pela Anistia, as Diretas Já e o estabelecimento do Estado democrático no País.