Biblioteca saúda ABI com palestra e revista


01/07/2008


                       Vânia Laranjeira – Ascom/SEC

   Maurício Azêdo, Ana Ligia e João Carlos Rodrigues

Duas importantes atividades marcaram na tarde desta segunda-feira, dia 30, a celebração do centenário da Associação Brasileira de Imprensa na sede da Biblioteca Pública Estadual do Rio de Janeiro (Bperj): o lançamento da revista Almanaque das Letras e a palestra “Um olhar sobre João do Rio”, realizada pelo jornalista e pesquisador João Carlos Rodrigues.

A revista, que integra o projeto Rede do Conhecimento, criado pela Superintendência de Bibliotecas, dedicou um suplemento especial ao jornalista e cronista que registrou a História do Rio de Janeiro e foi também um dos grandes personagens da cidade. O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, comentou a homenagem, dizendo-se engrandecido pela oportunidade de estar presente ao evento:
— João do Rio é um grande nome para a ABI. Sinto-me honrado em comemorar o centenário da entidade nessa biblioteca idealizada por Darcy Ribeiro, de quem fui amigo pessoal — lembrou.

Mentora do evento, a Superintendente de Bibliotecas Públicas, Ana Ligia Medeiros, comemorou o sucesso da produção:
— A homenagem a João do Rio coincidindo com o centenário da ABI é bastante oportuna, pois o jornalista foi um dos mais populares autores de sua época e, hoje, é pouco lembrado. Estou muito feliz em reunir o João Carlos Rodrigues e o Maurício Azêdo, um grande lutador que mantém firme a ABI.

Durante a palestra, João Carlos Rodrigues falou sobre a História do Rio de Janeiro, a imprensa carioca e a influência de João do Rio. 

Escritor e jornalista carioca, João do Rio — na verdade, João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto — nasceu em 1881 e mais tarde se tornou conhecido como o grande cronista da urbanização carioca. Em 1910, aos 29 anos de idade, entrou para a Academia Brasileira de Letras. Deixou extensa obra, entre as quais a mais conhecida é o livro “A alma encantadora das ruas” (1908).

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Cultura, a palestra reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas alunos da Escola Municipal Martin Luther King e da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek.