Memória Musical faz homenagem a Noel Rosa


09/12/2020


Noel Rosa é homenageado

Memória Musical faz homenagem a Noel

Memória Musical de hoje, 9,  está imperdível com uma homenagem aos 110 anos de Noel Rosa e um bate-papo entre o produtor do programa, Paulinho Figueiredo, o cantor Alfredo Del-Penho, além do melhor cavaquinhista da atualidade, Henrique Cazes, e da cantora e compositora Ione Papas – rosto conhecido também por ter respondido, em 1989,  sobre a vida do “poeta da Vila”, como ficou conhecido Noel, no programa Sem Limite, da Rede Manchete.

O compositor, cantor e violonista brasileiro, Noel Rosa, viveu apenas 27 anos (1910-1937), mas foi um dos mais importantes artistas da história da música brasileira. Em seu pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. De suas músicas, destacam-se Com Que Roupa, seu primeiro sucesso, Conversa de Botequim, Feitiço daVila e Fita Amarela. Noel Medeiros Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio, no dia 11 de dezembro de 1910. Era filho do comerciante Manuel Medeiros Rosa e da professora Marta de Medeiros Rosa.

Você pode assistir ao programa pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa do Youtube. Inscreva-se e divulgue.

Bate-papo e cantoria

Os três músicos, além de conversar sobre Noel também cantarão suas músicas. Alfredo Del-Penho, natural de Cambuci (RJ), começou tocando em barzinhos na Lapa quando recebeu convite para ingressar no teatro, em uma montagem sobre Lupicínio Rodrigues. A partir daí, veio uma peça atrás da outra. Atuou nos musicais É com Esse que Eu Vou e Sassaricando e integra Rancho Carnavalesco Flor do Sereno e o grupo Samba de Fato. Participou ainda da peça O auto do reino do sol, em homenagem a Ariano Suassuna.

Omúsico, cavaquinista, professor de cavaquinho, arranjador, produtor musical, pesquisador da música brasileira, radialista e compositor Henrique Cazes tem 40 anos de profissão, sendo um dos mais ativos músicos de choro das últimas décadas. Gravou com Cristina Buarque os CDs Noel Rosa Sem Tostão, A Crise não é Boato, Noel Rosa Sem tostão 2, A Crise Continua, em homenagem ao compositor.

A cantora e compositora Ione Papas estudou Teatro e Canto e começou a cantar nos bares de Salvador (BA). Com um samba de Noel Rosa, em 1989, venceu o concurso Novos Talentos. Em 2000, Papas lançou seu primeiro CD, Noel por Ione e, em 2007, Na linha do samba. Em 1987, estreou seu primeiro show cantando Noel Rosa, intitulado Seu Garçom faça o favor, no Teatro Vila Velha. No ano seguinte, fez o show A Serpente na Rádio Cultura de Salvador. Em 1989, fez show em homenagem ao compositor Carlos Cachaça, da Mangueira, onde se apresentou  ao lado de grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola, Beth Carvalho e Paulo Moura.