Medalha Tiradentes para a centenária ABI


10/04/2008


A Associação Brasileira de Imprensa será condecorada com a Medalha Tiradentes nesta sexta-feira, dia 11, 18h, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. A solenidade acontecerá no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, que homenageia a trajetória de um dos grandes líderes da ABI e um dos maiores nomes do País na defesa da liberdade de imprensa e dos direitos civis.

A iniciativa da condecoração é do Deputado estadual André do PV, amparado na história centenária da Associação, “trincheira inexpugnável da defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos”:
— A ABI mantém vivo o ideal de Gustavo de Lacerda, seu fundador, com o orgulho de nunca ter-se dobrado à intolerância e à violência dos governos ditatoriais, nem mesmo quando explodiram sua sede — diz o parlamentar.

Segundo André do PV, a centenária entidade “mantém-se vigilante na defesa de jornalistas e empresas de comunicação ameaçados em processos que se estendem por diversas cidades e pela extinção da abominável Lei de Imprensa, um dos entulhos deixados pelo regime militar. Fatos de repercussão nacional que marcam a trajetória da Casa e sua missão institucional de bem servir à classe jornalística e ao povo brasileiro”. (clique aqui para ler o texto na íntegra)