Maria Lúcia Amaral ganha Prêmio Monteiro Lobato


12/01/2009


A jornalista e escritora Maria Lúcia Amaral está comemorando o Prêmio Monteiro Lobato de literatura infantil, concedido pela União Brasileira dos Escritores (UBE), pelo seu livro de memórias “O chalé vermelho” (Edições Jogo de Amarelinhas). Membro da Associação Brasileira de Imprensa, Maria Lúcia Amaral é sobrinha de Barbosa Lima Sobrinho de quem herdou o gosto pelo jornalismo e pela literatura. 

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho pioneiro que Maria Lúcia Amaral iniciou na imprensa em Recife, nos anos 50, quando lançou uma página no Jornal do Commercio dedicada ao público infantil:
— Trabalho há muitos anos para o público infantil, mas foi uma surpresa ter recebido este prêmio porque aos 92 anos nunca imaginei que isso pudesse acontecer novamente. Fiquei honrada e tamanha é a minha felicidade.

A escritora se disse agradecida à UBE, principalmente aos diretores Edir Meirelles e Stella Leonardos, e cita também o trabalho desenvolvido na entidade pelo ex-Presidente Peregrino Júnior:
— Quero registrar que o primeiro Presidente da UBE foi Peregrino Júnior, que revolucionou a entidade com festivais de literatura, abrindo então um leque de oportunidades e incentivando a literatura brasileira.
BR>Maria Lúcia Amaral escreveu 32 livros, e se tornou “referencial das páginas infantis”, como afirma o escritor Hernani Donato. Sobre o fato de os seus livros fazerem muito sucesso com as crianças ela declarou:
— Fico muito contente, pois até hoje vejo crianças lendo e gostando dos meus livros e isso é uma satisfação. Agradeço à ABI por tudo, é uma Casa na qual eu tenho um carinho enorme por todos.