SOS Repórter: Máquina de fake news ameaça Joaquim de Carvalho


02/11/2021


Por Paulo Carneiro, jornalista, membro da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI

Depois de revelar a compra de votos para a reeleição de FHC, a história Walter Delgati Neto, hacker que abalou a Lava Jato, a farsa do tratamento com cloroquina, investigar a facada que atingiu Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 e homenagear os 100 anos de Paulo Freire, Joaquim está produzindo um novo documentário. “A máquina de fakeadas da extrema direita” levantando o mecanismo de produção e financiamento da máquina de fake news que levou Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto. No SOS Repórter ele fala sobre as ameaças que vem sofrendo, os trabalhos anteriores e o novo projeto.
Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em 1986. Começou a carreira em 1982, aos 18 anos, no Diário de Sorocaba (SP), foi chefe de reportagem do Cruzeiro do Sul, e repórter e editor assistente de O Estado de S. Paulo, repórter especial de O Globo, subeditor da revista Veja, repórter do Jornal Nacional, da TV Globo e é repórter do Brasil 247. É ainda autor do livro “Basta! Sensacionalismo e Farsa na Cobertura Jornalística do Assassinato de PC Farias”, finalista do Prêmio Jabuti 2005.
Recebeu também os prêmios: Esso (em equipe, 1992); Vladimir Herzog (menção honrosa, 1996); Revista Imprensa/Caixa Econômica (Jornalismo Social, 1997); e Abril (um por reportagem na área de Educação, e outro, na área Política, ambos em 1998); além de ser finalista dos prêmios OK, da Confederação Nacional dos Transportes e do Sebrae.