Morre nos EUA a fotógrafa Margareth Moth


22/03/2010


Vítima de um câncer morreu neste domingo, 21 de março, nos Estados Unidos, aos 59 anos de idade, a fotojornalista Margareth Moth. A doença foi diagnosticada há três anos e ela estava internada em um hospital de Minessota. Funcionária da rede norte-americana CNN, onde ingressou em 1990, Moth ficou conhecida depois que foi atingida, por um tiro no rosto, durante a cobertura de um conflito em Sarajevo, em 1992.

O ferimento quebrou a sua mandíbula, a fotógrafa perdeu quase todos os dentes e parte da língua, sendo obrigada a se submeter a várias cirurgias para reconstituição da face. Seis meses depois do tratamento, a fotojornalista voltou ao seu trabalho em Sarajevo dizendo em tom de brincadeira que ia “voltar a olhar os dentes ausentes”.

Margareth Moth foi reverenciada com um programa especial da CNN que foi ao ar no domingo, com uma série de reportagens sobre a sua trajetória profissional e depoimentos dos colegas de trabalho. Pela postura no desempenho da sua função, Margareth Moth foi tratada como uma mulher destemida. “Ela não tinha medo, era o tipo de mulher que não apenas deixa a câmera trabalhando durante um incêndio, mas ainda dá zoom em um soldado que está atirando nela”, diz um dos textos sobre a homenageada.

Em outubro de 2009, Margareth Moth foi tema de um documentário da CNN chamado “Fearless: a Margareth Moth Story”. O documentário gira em torno das suas reportagens em zonas de guerra, onde ela aparece encarando perigos sem um pingo de medo.

* Com informações de agências internacionais.