Morre Lauro Hagemann, o Repórter Esso gaúcho


Por Cláudia Souza

12/05/2015


Lauro Hagemann à frente do programa Repórter Esso (Reprodução www.sul21.com.br)

Lauro Hagemann à frente do programa Repórter Esso (Reprodução www.sul21.com.br)

O corpo de Lauro Hagemann, 84 anos, que morreu de causas naturais, foi velado na Assembleia Legislativa de Porto Alegre. A cerimônia de cremação aconteceu na noite desta terça-feira, dia 12, no Cemitério Metropolitano São José. O óbito foi registrado no Hospital Mãe de Deus, nesta segunda-feira, 11. Divorciado, o radialista deixa seis filhos e oito netos.

— Lauro Hagemann era uma pessoa extraordinária. Colaborou por um período importante da História do Rádio, sendo o primeiro locutor do País a fortalecer a Rede da Legalidade, transmitindo as mensagens de resistência à ditadura, afirmou o jornalista Alexandre Costa, amigo do radialista.

Nascido em 23 de julho de 1930, em Santa Cruz do Sul, Hagemann iniciou a carreira no rádio muito jovem e por força do acaso. Ele tinha vários amigos que trabalhavam no serviço de alto-falante da cidade. Certo dia um dos locutores faltou ao trabalho, e os colegas pediram a ajuda dele na locução.

Em 1946, foi contratado pela Rádio Santa Cruz. Quatro anos depois, mudou-se para Porto Alegre para cursar a Faculdade de Direito, e recebeu o convite para dirigir a Rádio Progresso, em Novo Hamburgo. No mesmo ano venceu o concurso promovido pela Rádio Farroupilha para escolher o novo locutor do programa “Repórter Esso”, permanecendo na função durante 14 anos. Trabalhou ainda nas rádios Guaíba, Pampa, e Universitária.

Em 1962, Hagemann participou da fundação do Sindicato dos Radialistas, do qual foi o primeiro presidente, e ingressou no Partido Comunista Brasileiro. Em 1963, foi eleito suplente pelo PSB. No mesmo ano participou da fundação do Sindicato dos Radialistas, do qual foi o primeiro presidente.

No ano seguinte foi eleito vereador suplente pelo PSB. Em maio de 1964, tomou posse de seu primeiro mandato como vereador em Porto Alegre. Em 1966, iniciou o mandato como deputado estadual pelo MDB. Em 1969, foi cassado pela ditadura militar, só retomando a carreira política na década de 80. Em 1982, conquistou uma vaga para o cargo de vereador em Porto Alegre pelo PMDB.

Após a legalização dos partidos comunistas no Brasil, em 1985, o radialista ingressou no PCB, tendo sido o primeiro vereador comunista de Porto Alegre. Em 2010, em reconhecimento à longa trajetória no Legislativo de Porto Alegre, Hagemann recebeu o título de Cidadão Emérito da cidade.