Luis Paulo Horta toma posse na ABL sexta-feira, 28


24/11/2008


O jornalista, crítico musical e teólogo Luiz Paulo Horta, 65 anos, eleito em 21 de agosto último para a Academia Brasileira de Letras (ABL), tomará posse nesta sexta-feira, 28, às 21h, no Salão Nobre do Petit Trianon, sede da ABL (Av. Presidente Wilson, 203 — Centro do Rio). O imortal ocupará a cadeira nº 23, que foi inaugurada por Machado de Assis e já pertenceu aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.

Durante a solenidade, o acadêmico Tarcísio Padilha apresentará o jornalista, que, em seguida, receberá o colar e o diploma de membro efetivo das mãos dos imortais Ivan Junqueira e Arnaldo Niskier, respectivamente.

Nascido no Rio de Janeiro em 1943, Horta — que é membro da Academia Brasileira de Música — estudou piano e teoria musical nos Seminários de Música Pró Arte. Em 1970, começou a trabalhar como crítico do Jornal do Brasil e, entre 85 e 90, foi o responsável pela seção musical do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Na década de 90, foi para O Globo, onde permanece até hoje.

Livros

Em 1983, Horta publicou seu primeiro livro, “Caderno de música” e, em seguida, editou o “Dicionário de Música Zahar”.

Escreveu também “Guia da música clássica em CD”, “Sete noites com os clássicos” e “Villa-Lobos, uma introdução”. Juntamente com Luiz Paulo Sampaio, organizou a edição brasileira do “Dicionário Groove de Música”.