Jornalistas são atingidos
por bala de borracha


21/11/2017


Manifestantes derrubam grades na Alerj e entram em confronto com o Choque(Foto: Reprodução)

O repórter de vídeo do Jornal “O Globo” Renee Rocha e o fotógrafo Pablo Jacob foram atingidos por balas de borracha, atiradas por um policial, enquanto faziam a cobertura de uma ação da polícia durante as manifestações de sexta-feira (18) em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A bala foi na direção do rosto de Rocha, que só não foi ferido porque usava um capacete com visor. A cena foi registrada em vídeo pela câmera do próprio jornalista. Já Jacob teve ferimentos na barriga.

Além deles, outros repórteres e fotógrafos estavam em frente à Alerj para acompanhar os desdobramentos da votação que definiu que os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi seriam soltos da prisão. Foram os próprios deputados da Alerj que votaram pela liberação de seus colegas, presos no dia anterior pela acusação de recebimento de propina, numa ação do Ministério Público e da Polícia Federal em desdobramento da Operação Lava-Jato.

No momento em que foi atingido, Rocha a votação já havia se encerrado, e os policiais tentavam dispersar os manifestantes. Na cena gravada pelo jornalista, é possível ver 11 policiais e agentes da Força Nacional enfileirados entre um prédio e um carro. Dez deles empunhavam escudos e apenas um apontou a arma por cima do veículo em direção ao repórter. A gravação permite ver a fumaça e ouvir o som do disparo.