Jornalistas denunciam ameaças de morte


12/03/2012


O jornalista Marco Túlio Castro, diretor da revista mexicana Diez4, encaminhou à Procuradoria-Geral do Estado de Baja Califórnia uma queixa formal contra as ameaças de morte feitas por um leitor anônimo aos jornalistas do veículo. Sob o pseudônimo “Tio Juan”, o leitor avisa, na seção de cartas da edição digital da revista, que pretende esquartejar os repórteres que escreverem matérias sobre imigração, narcotráfico e corrupção no país. O Ministério Público abriu uma investigação sobre o caso.
 
A direção da Diez4 anunciou que não deixará de publicar reportagens sobre os temas citados, mas que, como medida de segurança, determinou o não comparecimento dos jornalistas na sede da edição impressa, priorizando a troca de informações entre os profissionais através de e-mails.
 
-Nós suspeitamos que as ameaças tenham sido feitas em função de uma matéria publicada recentemente sobre um personagem que escapou da prisão de Tamaulipas e continua foragido e outra sobre centrais de atendimento telefônico, calls centers, que empregam ex-presos deportados, disse Marco Túlio Castro.
 
A revista Diez4 tem peridiocidade mensal e distribuição gratuita na cidade de Tijuana, a maior do Estado de Baja Califórnia. Editada por jornalistas locais e artistas visuais, o veículo prioriza assuntos como imigração, economia, tráfico de drogas, corrupção.
 
O Centro de Jornalismo e Ética Pública (Cepet, na sigla em espanhol), repudiou as ameaças feitas aos profissionais de imprensa:
—O Cepet lamenta os acontecimentos e, em observação aos critérios do Relatório Especial para a Liberdade de Expressão, da Comissão de Direitos Humanos da OEA, lembra que ataques contra jornalistas e meios de comunicação representam ameaças contra toda a sociedade, já que violam o direito à informação. Exortamos as autoridades de Baja Califórnia a investigarem as ameaças contra os jornalistas e o editor da revista Diez4, e a implementarem as medidas cautelares para a garantia da integridade de todos.
 
*Com Knight Center for Journalism, El Vigia, Centro de Periodismo y Ética Pública.