Venezuela bloqueia
sites de notícias


27/08/2018


A Venezuela ainda encara o atraso em todos os setores de serviços para a sociedade, mas quando o assunto é censura a situação é um pouco diferente e surgem mecanismos sofisticados. Nas primeiras semanas de agosto dois sites independentes foram bloqueados por provedores de internet estatais e até privados.

Site de jornalismo investigativo já sofreu três ataques de censura virtual

A informação foi divulgada pelo Instituto Prensa y Sociedad (YPS), que mapeou o funcionamento das páginas de sites de notícias na capital, Caracas, e em outras cidades do país e constatou bloqueios difíceis de serem rastreados.

As mais recentes vítimas foram o Armando.info, único site especializado em jornalismo investigativo do país, e o El Pitazo. De acordo com o levantamento feito pelo YPS, os domínios dos dois portais foram bloqueados entre os dias 4 e 14 de agosto.

As evidências foram confirmadas através do método OONI (Observatório Aberto de Interferência de Rede), um software que detecta medidas técnicas de censura e manipulação de tráfego na internet.

O YPS informou em seu site que o Armando.info, por exemplo, ficou com seu conteúdo indisponível para conexões fixas (computadores) e móveis (celulares) por três operadores diferentes em quatro cidades, Caracas, Carabobo, Lara e Bolívar. Foram bloqueados por meio do HTTP.

O Armando.info é o site de notícias que vem sofrendo mais com a censura virtual. Teve a liberdade violada pela terceira vez. Para evitar que os problemas com a censura se agravem, o gerente de redes e conectividade do portal, Luis Esteves, explicou que os protocolos de proteção estão recebendo novas medidas de segurança.

A preocupação também é com a comunicação interna do portal, que chegou a ser afetada. “Começamos a ter problemas de acesso não apenas ao portal, mas também ao nosso e-mail corporativo, que estão hospedados no mesmo domínio”, disse Esteves.

Fonte: Portal Imprensa