Jornalismo de dados, importância e cuidados com os números


11/08/2021


Paulo Carneiro é jornalista, membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI

Uso de dados faz parte do jornalismo desde os seus primórdios. A partir do final do século passado, o acesso cada vez maior à diversas fontes, através de ferramentas digitais, e a maneira ideal de transformar as informações em conteúdo jornalístico geraram novos desafios para os profissionais

Cristina Serra e Xico Teixeira recebem nesta quarta-feira, dia 11, às 18 horas Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco e Fabio Teixeira, correspondente no Brasil da Thomson Reuters Foundation. Assista no Canal ABI do YouTube.

Rubens é Pós-graduado em Jornalismo Investigativo pela Abraji. Trabalhou no Jornal do Comercio, O Globo e atualmente é correspondente da Thomson Reuter, organização voltada para a defesa da liberdade de imprensa, economia inclusiva e direitos humanos. Autor de reportagem, junto com Igor Mello, que revelou os nomes dos policiais mais envolvidos em mortes no Rio de Janeiro e denunciando o assassinato de muitos inocentes, conquistou o Prêmio Relatoria para la Libertad de Expresión 2018, concedido pela OEA .
Sylvio é fundador do Congresso em Foco, site jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos acompanhando o desempenho dos representantes eleitos. Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Westminter, trabalhou em alguns do principais veículos brasileiros e na ONU, conquistando 12 prêmios de jornalismo.