Jornal turco muda editorial e publica edição pró-governo


07/03/2016


jornal-turco-zaman-2

O jornal turco Zaman (Foto: Reprodução)

O jornal turco Zaman, crítico ao presidente Recep Tayyip Erdogan, publicou neste domingo (6) sua primeira edição desde que foi colocado sob tutela judicial, adotando uma linha editorial a favor do governo.

A primeira página da publicação exibe um artigo sobre um projeto de construção de uma ponte que unirá as partes asiática e europeia de Istambul e uma foto de Erdogan dando a mão a uma idosa. A imagem foi usada para informar que o chefe de Estado receberá mulheres nesta semana, por ocasião do Dia da Mulher.

À agência de notícias AFP, um jornalista explicou que a equipe está sem internet e não pode utilizar o sistema para publicações. “A edição deste domingo não foi feita pelos funcionários”, revelou.

A intervenção do governo no jornal ocorreu na última sexta-feira (5/3). A nova administração, nomeada pelas autoridades turcas, demitiu o chefe de redação, Abdülhamit Bilici.

O grupo Zaman, também proprietário da agência de notícias Cihan e do jornal em inglês Today’s Zaman, é conhecido por suas posições próximas ao imã Fethullah Gulen, inimigo número um de Erdogan após um escândalo de corrupção que atingiu as altas esferas do Estado, em 2013.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012