Homenagem a Antonio Dominguez Calvo


16/03/2010


Amigos do jornalista Antonio Dominguez Calvo, morto no último dia 9, reverenciaram a memória do colega durante a sua missa de 7º dia celebrada nesta segunda-feira, dia 15, às 17h30, na Paróquia Santa Mônica, no Leblon.

O corpo de Calvo foi sepultado na tarde do dia 9, no Cemitério do Catumbi, Zona Norte do Rio. 

Nascido em 1926, em León, na Espanha, Calvo, 84 anos, era sócio da ABI há mais de cinco décadas, tendo como proponente o jornalista e Presidente da entidade Herbert Moses. Calvo deixou a Espanha em 1938 em função da Guerra Civil. Os estudos em Jornalismo foram feitos na Argentina e no Uruguai.

No final de 1952, integrou uma missão que veio ao Brasil para a assinatura de um convênio comercial com a Argentina. À época, o jornalista tinha 28 anos e trabalhava no diário Mayoria, do Partido Peronista. A iniciativa de integrá-lo ao grupo partiu do Presidente Perón.

Chegando ao Rio de Janeiro, a comitiva foi recepcionada com um jantar oferecido pelo Embaixador Juan Cooke. Na ocasião, Calvo conheceu a futura esposa, a pernambucana Lisete Pessoa Cantinho, também aos 28 anos, sobrinha-neta de Epitácio Pessoa, Presidente do Brasil entre 1919 e 1922. O casamento foi celebrado em 8 de abril de 1953, data em que, segundo o jornalista, “tornou-se o homem mais feliz da face da terra”.

Neste mesmo ano ingressou na ABI como sócio, tendo exercido o cargo de Conselheiro em diversos mandatos. Apesar do luto pela morte da esposa, ocorrida em 2005, Calvo continuou a escrever. Em 02 de junho de 2009, encaminhou ao Presidente Maurício Azêdo cinco publicações reunindo matérias e artigos assinados ao longo de sete décadas de atividade na imprensa internacional.

Todos os volumes da coleção apresentam textos dedicados à divulgação, integração e desenvolvimento comercial e cultural dos países hispano-americanos. O Volume II reúne matérias e artigos publicados entre 1979 e 2004, nos jornais da Argentina, Uruguai e Brasil.

Nos Volumes III, IV e V foram incluídos os textos publicados no Chile, Paraguai e demais países de língua espanhola.