ABI participa de ato virtual em defesa do jornalismo


02/04/2020


A ABI de São Paulo, em nome da ABI nacional, e junto com outras entidades da sociedade civil , está organizando ato virtual a ser realizado no dia 7 de abril, Dia do Jornalista, provavelmente pelo Facebook, às 19 horas, “em defesa do jornalismo, da informação e da verdade”, como destaca o manifesto.

No mesmo dia, será realizada a entrega do troféu Audálio Dantas, em homenagem à jornalista Patrícia Campos Mello, que simboliza a excelência e a coragem da atividade jornalística.

Abaixo o texto a ser divulgado e assinado pelas entidades no dia 7 de abril – DIA DO JORNALISTA

Ato virtual em defesa do jornalismo, da informação e da verdade

Chegamos neste 7 de abril de 2020 em meio a uma pandemia que assola os quatro cantos do mundo. A humanidade nunca teve tanta necessidade de informação de qualidade, clara, vinda de fontes confiáveis. Para se orientar, para se mover a cada dia, para organizar suas vidas, as pessoas precisam ser informadas sobre a realidade da Covid-19, sobre as pesquisas para uma eventual vacina, sobre as formas de contágio, sobre os efeitos sociais da pandemia. O jornalismo emerge, neste momento, como artigo de primeira necessidade.

Esta realidade, no Brasil, assume contornos ainda mais dramáticos. O presidente Jair Bolsonaro se opõe às recomendações da Organização Mundial da Saúde e de autoridades sanitárias brasileiras e do exterior, usando até mesmo cadeia nacional de rádio e TV para disseminar a confusão e a desinformação, com impacto amplo na população brasileira. E, aos olhos de setores crescentes da sociedade, o jornalismo se apresenta como o melhor antídoto para o caos que emana do Planalto.

Chegamos neste 7 de abril de 2020 com 15 meses de ataques incessantes do atual presidente contra a liberdade de imprensa, contra órgãos de comunicação, contra o exercício do jornalismo e contra diversos jornalistas. A opinião pública assiste estarrecida o presidente humilhar repórteres, toda manhã, em um chiqueirinho no palácio da Alvorada. E uma das maiores homenagens que os jornalistas poderiam receber neste momento foi feita por um decreto desse próprio presidente, em 22 de março de 2020, no qual é obrigado a reconhecer que, na atual emergência em que o país vive, o trabalho da imprensa está no rol das atividades essenciais de enfrentamento à pandemia em curso.

Chegamos, enfim, neste 7 de abril de 2020 com o desafio de realizar um inédito ato virtual em comemoração ao Dia do Jornalista. Como é virtual, terá a oportunidade de ser nacional, agrupando participantes em várias partes do país. Nele, homenagearemos a jornalista Patrícia Campos Mello, que simboliza a excelência e a coragem da atividade jornalística que queremos ver espalhada por todo o Brasil. Nele, poderemos também nos somar às homenagens aos profissionais da saúde, que, com coragem, têm o desafio de estar na linha de frente do combate à pandemia.

Participem do ato!