História de vencedores retratada em livro


25/05/2006


Rodrigo Caixeta
26/05/2006

Em comemoração aos 50 anos do Prêmio Esso de Jornalismo, foi lançado “Uma história escrita por vencedores” (Editora Memória Brasil), publicação de 192 páginas com os 630 trabalhos premiados ao longo da existência da premiação, nas categorias série de reportagens, fotos, criação gráfica e primeira página, entre outras.

Nesta edição especial do “Em foco”, a galeria traz dez fotos premiadas nos últimos 50 anos e escolhidas por Israel Beloch, coordenador-geral do livro, que já havia produzido obra semelhante nos 40 anos do Prêmio Esso:
— Desta vez, no entanto, fizemos algo maior e mais aprofundado. Reunimos todos os prêmios principais e escrevemos sobre cada um deles, explicando o tema, contextualizando e descrevendo de que forma os repórteres conseguiram fazer a matéria. Há uma espécie de making of de cada reportagem.

Segundo Israel, foi difícil reunir algumas reportagens porque muitos dos jornais deixaram de circular, o que levou a equipe de jornalistas e historiadores a fazer uma árdua pesquisa nos acervos da Biblioteca Nacional e da ABI:
— As reportagens contidas no livro ilustram meio século de história do País. Foram reproduzidas 200 matérias, com temas que variam de violência a reportagens internacionais. O interessante é que este material agora serve também como fonte de pesquisa da história do Brasil.

Israel diz que a reunião do material para publicação começou em abril de 2005, quando a equipe da editora iniciou contato com muitos dos jornalistas premiados, cujos depoimentos ilustram algumas páginas do livro:
— Todos colaboraram prontamente e sinto orgulho de saber que esta obra já está sendo encaminhada para as livrarias.

A relação de extintas publicações vencedoras inclui revistas como O Cruzeiro e Realidade e também influentes jornais das décadas de 40, 50 e 60, como Correio da Manhã e Última Hora. Encabeçando a lista dos veículos atuais mais premiados na história do Esso vem o Jornal do Brasil (73), seguido pelo Estado de S. Paulo (50), O Globo (49), Folha de S. Paulo (31), Veja (27), Jornal da Tarde (26), Estado de Minas (24), Zero Hora (20), IstoÉ (14), Correio Braziliense (12) e O Dia (12). De acordo com informações da RP Consultoria, que administra e coordena o Prêmio Esso de Jornalismo, duas publicações conquistaram o troféu principal três vezes seguidas: Folha de S. Paulo, em 1986, 1987 e 1988; e O Globo, em 2002, 2003 e 2004.

Liderando a lista de profissionais com maior número de premiações aparece o repórter Carlos Wagner, com sete prêmios, seguido por Juarez Bahia, com seis. José Hamilton Ribeiro, José Fialho Pacheco e Chico Otávio tiveram cinco trabalhos premiados, cada um. Com quatro trabalhos aparecem os jornalistas Augusto Nunes, Dorrit Harazim, Manoel Carlos Chaparro, Oldemário Touguinhó, Renata Maneschy, Renato Garcia, Romildo Maia Leite, Rubens Rodrigues dos Santos e o repórter-fotográfico Reginaldo Manente. 
 

Clique nas imagens para ampliá-las: 

Após o vôo em torno da órbita da…

Erno Schneider
fez um…

Esta foto de Luiz Pinto recebeu…

O fotógrafo Rubem Barbosa…

Ronaldo Theobald, então…

Este
flagrante
de Luiz…

Vencedora
do Prêmio Esso de…

Neste flagrante de Sérgio…

Luiz Morier arrebatou
o segundo…

O fotógrafo Evandro Monteiro…