Morre, aos 77 anos, o fotógrafo Eurico Dantas


16/08/2016


eurico dantas

O fotógrafo Eurico Dantas (Foto: arquivo)

Aos 77 anos, morreu o premiado fotógrafo Eurico Dantas, vítima de complicações causadas por um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado no Hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio, desde quarta-feira (10), onde permaneceu na unidade de pacientes graves até a noite de sábado (13). Eurico deixa viúva, três filhos e um neto.

resgate foto eurico

Resgate de avião da esquadrilha da fumaça, em Copacabana

A trajetória de Eurico no fotojornalismo começou no jornal O Globo — para ser contínuo, em 1953, aos 15 anos. Foi por meio da função que o jovem Eurico teve contato com craques da fotografia, levando-o a iniciar a carreira em 1962, aos 24 anos, como fotógrafo do jornal.

Após o pontapé inicial, foram 48 anos de profissão, que lhe rendeu o prêmio Bola de Ouro, em 1974, quando foi eleito o melhor fotógrafo do ano. Seguiram-se outras 25 premiações nacionais e internacionais.

eurico dantas foto

O mapa do Brasil nas nuvens

Vascaíno apaixonado, Eurico se orgulhava de ser o recordista de gols fotografados. Foram mais de 2.500.

A aposentadoria veio na década de 1990, mas ela não foi suficiente para tirá-lo de atividade. Eurico foi para o jornal “O Dia”, onde comandou a equipe de fotógrafos por seis anos. Em seguida, foi convidado pelo EXTRA para ser editor de fotografia. A posição, porém, não o tirou das pautas e, principalmente, dos jogos no Maracanã. Deixou o jornal em janeiro de 2011, aos 73 anos. No blog de fotografia do site do EXTRA, ele se apresenta: “Minhas paixões são futebol e céu, onde tem as nuvens”.

Clique no link abaixo para ver a galeria de Fotos: 

– Eurico Dantas, A arte no olho do fotógrafo