Greve na polícia é destaque internacional


10/02/2012


Diversos veículos de comunicação estrangeiros destacaram na edição desta sexta-feira, 10 de fevereiro, a greve de policiais militares, civis e bombeiros que já dura dez dias na Bahia, e conta com a adesão dos agentes de segurança do Rio de Janeiro e ameaça se espalhar por outros estados do País.
 
 
O caso ganhou mais destaque na mídia internacional, por causa da proximidade com o carnaval, e pelo fato de o movimento estar ocorrendo nas duas capitais onde a festa atrai maior número de adeptos, inclusive turistas estrangeiros, como Salvador e Rio de Janeiro.
 
 
No jornal espanhol El País, a reportagem “La polícia del Rio se suma a la huelga a uma semana del carnaval” (Polícia do Rio se une à greve a uma semana do carnaval, na tradução livre), de Juan Arias, comenta que o Governo federal destacou 14 mil homens para garantir a segurança da capital fluminense, onde são esperados 1 milhão de turistas.
 
 
“A decisão de aderir à greve chega quando a cidade mais turística do Brasil espera, aproximadamente, um milhão de visitantes para o carnaval mais famoso do mundo, que começa na semana que vem”, diz um trecho da reportagem do El País.
 
 
A BBC ouviu juristas que defendem a proibição de policiais militares entrarem em greve. Eles lembram o artigo 42 da Constituição, que diz: “Ao militar são proibidas a sindicalização e a greve”. O mesmo se aplica a bombeiros e militares de todos os estados.
 
 
A BBC também entrevistou fontes ligadas à indústria do carnaval da Bahia comentando que a greve já está causando prejuízos. Vários shows foram cancelados e o Governo baiano não consegue dar garantias de que tem um plano alternativo para solucionar o problema.
 
 
 
Na edição de quinta-feira, 9 de fevereiro, o The New York Times publicou que o Governo está sendo confrontado com uma greve devastadora de dez dias, que aparentemente contribuiu para o aumento de mortes no Nordeste. O jornal cita ainda a deflagração do movimento no Rio de Janeiro “a menos de duas semanas antes do início do evento internacional mais famoso do País: carnaval”.

* Com informações do El País, New York Times e BBC.