Grande Virada da Democracia será no dia 2


16/07/2020


O movimento Brasil pela Democracia e pela Vida, integrado pela ABI, OAB, SBPC, Comissão Arns, todas as centrais sindicais e mais de 100 entidades da sociedade civil, vai realizar, no próximo dia 2 de agosto, a “Grande Live” da Virada da Democracia , com exibição nas redes sociais  de uma série de vídeos e debates virtuais ao vivo. O evento é mais uma etapa da campanha lançada em 29 de junho último, em âmbito nacional, reunindo todos que compreendem como indispensável a defesa da paz e a preservação da democracia e de suas  instituições.

Segundo os organizadores, a ação é “uma resposta à situação enfrentada pelo país, que exige a união de todos em defesa da democracia, ameaçada pelo ataque permanente e inconcebível às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs consagrados na Constituição Federal”.

A campanha também se concentra na defesa da vida, “ameaçada pela descoordenação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus, agravando a já crítica situação sanitária e econômica, implicando mais sofrimento a trabalhadoras e trabalhadores, às populações vulneráveis e inviabilizando a sobrevivência de empreendedores, em especial micro e pequenos empresários”, como afirma o manifesto de lançamento do movimento.

O lançamento da campanha, em 29 de junho, foi marcado por grande mobilização nas redes sociais, com participação das entidades e personalidades. A primeira atividade, logo após o lançamento, foi a Virada da Democracia, nos dias 4 e 5 de julho – um evento coletivo com dezenas de atividades propostas pelas organizações envolvidas, entre palestras, ações culturais e manifestações virtuais.  Na ocasião, a ABI coordenou duas lives ao vivo: “Liberdade de Imprensa e o projeto das fake news” e “Humor e imprensa na resistência democrática”.

Camiseta e  máscara de proteção fazem parte do Kit da campanha: