E o Oscar Yanomami vai para…


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Neste domingo, 12 de março, às 5 horas da tarde de Los Angeles, 21 horas do Brasil, começa a 95ª edição do Oscar 2023, a maior premiação da industria cinematográfica. A cerimônia não será transmitida pela TV aberta brasileira. Os canais licenciados são a  TNT e a HBO Max.

A curiosidade deste ano é o Oscar Yanomami na versão da estatueta em madeira que representa a divindade Omama. A ação paralela ao evento oficial tem por objetivo chamar a atenção para a luta contra o garimpo ilegal de ouro no Brasil e a defesa dos povos indígenas. A atividade é uma parceria da Associação Yanomami Urihi com a agência de publicidade DM9, de conhecida atuação em campanhas associadas a causas progressistas. Omama integra o panteão dos mitos de origem como o guerreiro criador da Amazônia e do povo Yanomami.

Além da estatueta, os vencedores receberão via redes sociais o filme The Cost of Gold – O Custo do Ouro, em que a Associação Yanomami Urihi, alerta para o fato de que o ouro assumiu o sentido de “morte e destruição” para os indígenas. “As pessoas que vão ao Oscar têm o poder de mudar a cultura popular de todo o planeta. Abandonar o ouro é uma mudança que tem que começar por quem molda a cultura popular. Por isso estamos pedindo o apoio deles, para que o ouro ilegal vire um tema global, porque é sim uma tragédia global que até agora não recebeu a atenção necessária”, diz trecho da nota da Urihi.

Relação dos nomes que vão receber o Oscar Yanomami: Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

Assista aqui The Cost of Gold, com legenda em português