Gioconda Cavaliere é homenageada na ABI


19/11/2016


Coral das Princesas Cantoras de Petrópolis e o maestro Rodrigo D'Ávila. Foto: Isabella Cavaliere

O evento contou com a participação do Coral das Princesas Cantoras de Petrópolis e o maestro Rodrigo D’Ávila. Foto: Isabella Cavaliere

 

A Associação Brasileira de Imprensa foi palco de homenagem à jornalista Gioconda Cavaliere, que morreu recentemente no Rio. Organizado e promovido pela presidente da Academia de Letras e Arte do Estado do Rio de Janeiro, Maria Amélia Palladino, o show ‘O Brasil de Norte a Sul’ mostra características das regiões do país, através da arte, com músicas e poesia que marcaram a história do Brasil.

Gioconda Cavaliere era viúva do ex-presidente da ABI, Fernando Segismundo, que esteve à frente da ABI em duas ocasiões. Em dezembro de 1977, ele assumiu a Presidência durante o licenciamento médico de Prudente de Moraes Neto e foi eleito para permanecer no cargo até maio de 1978. Ele voltou a ocupar a cadeira entre 2000 a 2004. Gioconda destacou-se nas duas gestões coordenando e promovendo eventos culturais.

Gioconda Cavaliere (C) e Fernando Segismundo recebendo homenagem no Theatro Municipal. Foto: Divulgação

Gioconda Cavaliere e Fernando Segismundo recebendo homenagem no Theatro Municipal. Foto: Divulgação

Segundo Maria Amélia Palladino, o show foi idealizado por Gioconda, com o objetivo de “louvar o que o Brasil tem de maravilhoso”.

“A ideia era amenizar a difícil situação do país, com essa crise econômica e os casos de corrupção. O show levanta o astral do público e tem o perfil da Gioconda, uma pessoa sempre positiva e otimista. Ela faleceu dias antes da estreia, abalando muito o grupo. Eu não poderia deixar todo esse trabalho perdido e chamei a responsabilidade para homenagear Gioconda, oferecendo ao público um espetáculo de qualidade”, contou, emocionada, Maria Palladino. A presidente da Academia de Letras e Arte do Estado do Rio de Janeiro exaltou a iniciativa da ABI em promover o espetáculo.

“Todo o carinho e atenção que recebemos da ABI comprova a identificação e o objetivo da entidade em promover a cultura. O espaço é maravilhoso e a ‘Casa do Jornalista’ é também a ‘Casa do Artista’”, elogiou Maria Palladino.

O filho Cesar Cavaliere, a neta Isabella e o sobrinho Ricardo estiveram presentes ao evento.

“Fico emocionado com a homenagem. A iniciativa comprova que meus pais marcaram suas passagens com um grande trabalho”, comentou o filho Cesar Cavaliere.