Fotógrafo brasileiro ganha o “Prêmio Pulitzer 2016”


Por Claudia Sanches

19/04/2016


foto mauricio lima

Homem tenta proteger uma criança durante da polícia, na Sérvia (Foto: Maurício Lima/The New York Times)

O fotógrafo brasileiro Mauricio Lima, do jornal “The New York Times”, ganhou nesta segunda-feira (18), juntamente com outros três colegas, o Prêmio Pulitzer 2016 na categoria de fotografia de notícias por sua cobertura sobre a crise dos refugiados da Síria, do Iraque e do Afeganistão, anunciaram os organizadores.

Os Prêmios Pulitzer, dos mais prestigiosos do jornalismo e da literatura, são entregues desde 1917. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Universidade de Columbia, em Nova York.

Lima começou a carreira em 1999 como fotógrafo estagiário do jornal Lance!. Um ano depois, foi convidado para prestar serviços pela Agence France-Presse, para quem fotografou por quase 11 anos. Atualmente, realiza projetos pessoais em paralelo a trabalhos para o NYT. As imagens dele já estamparam páginas de veículos, como Time, Der Spiegel, Paris Match e Le Monde.

O prêmio foi compartilhado com a equipe da agência Thomson Reuters, contemplado pelo trabalho sobre o mesmo tema.

foto lima

Dezenas de refugiados, maioria da Síria, acampam na estação central em Budapeste (Foto: Maurício Lima/The New York Times)

Premiados em jornalismo

Serviço Público — The Associated Press

Reportagem de Última Hora — The Los Angeles Times

Reportagem de Investigação — Leonora LaPeter Anton e Anthony Cormier, do The Tampa Bay Times, e Michael Braga, do The Sarasota Herald-Tribune

Reportagem Explicativa — T. Christian Miller, do ProPublica, e Ken Armstrong, do The Marshall Project

Reportagem Local — Michael LaForgia, Cara Fitzpatrick e Lisa Gartner, do The Tampa Bay Times

Reportagem Nacional — The Washington Post

Reportagem Internacional — Alissa J. Rubin, do The New York Times

Feature Writing — Kathryn Schulz, do The New Yorker

Comentário — Farah Stockman, do The Boston Globe

Crítica — Emily Nussbaum, do The New Yorker

Editorial — John Hackworth

Cartoon — Jack Ohman, do The Sacramento Bee

Fotografia de Última Hora — Tyler Hicks, Mauricio Lima, Sergey Ponomarev e Daniel Etter, do The New York Times, e Thomson Reuters

Fotografia — Jessica Rinaldi, do The Boston Globe

O prêmio

O Prêmio Pulitzer é uma gratificação norte-americana outorgada a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical. Administrado pela Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, foi criado em 1917 por Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à universidade. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.