RSF premia jovem síria como “jornalista do ano de 2015”


18/11/2015


jornalista-siria-zaina-erhaim

A jornalista Zaina Erhaim

A jovem jornalista síria Zaina Erhaim, que trabalha na cidade de Aleppo, destruídda por uma guerra iniciada há mais de quatro anos, é a vencedora da edição 2015 do prêmio Peter Mackler, que recompensa a coragem e a ética no exercício da profissão.

Erhaim formou em dois anos mais de 100 jovens, um terço deles mulheres, em Jornalismo escrito e televisivo, contribuindo para o surgimento de novas publicações na Síria.

A guerra já deixou quase 240.000 mortos, a jornalista de 30 anos se tornou coordenadora do Instituto de Informações sobre a Paz e a Guerra (IWPR, organização registrada no Reino Unido que reúne historiadores e jornalistas).

Vários estudantes de Erhaim publicaram trabalhos em grandes meios de comunicação internacionais, segundo um comunicado publicado pelo comitê do prêmio Peter Mackler, criado em 2009 pela associação Global Media Forum e a filial americana da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

“A Síria é o país no qual mais jornalistas foram assassinados desde 2011. Enfrenta uma repressão feroz. Erhaim é uma jornalista e professora de jornalista extraordinária”, destacou Delphine Halgand, diretora da RSF nos Estados Unidos.

Informações da AFP

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012