Repórter recebe Prêmio Liberdade de Imprensa no RS


Por Claudia Sanches

12/04/2016


premio liberdade de imprensa

Diego Casagrande recebe o Prêmio LIberdade de Imprensa (Foto: Reprodução)

Diego Casagrande recebeu, nesta segunda-feira, 11, o Prêmio Liberdade de Imprensa, durante a cerimônia de abertura do 29º Fórum da Liberdade. O repórter da Band foi premiado por seu protagonismo no que se refere ao tema.

O Prêmio Liberdade de Imprensa – reconhecimento aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e se dedicam e ao pensamento crítico – foi entregue pela diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Estiveram presentes na premiação o governador do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, o vice-governador José Paulo Cairoli, a presidente da Assembleia Legislativa Silvana Covatti, o presidente da Fiergs Heitor José Müller e o presidente da Fecomércio-RS Luiz Carlos Bohn.

Na ocasião, Casagrande destacou que “a liberdade só é mesmo valorizada quando é perdida”, e defendeu o direito de que cada cidadão é dono de seu próprio pensamento. O jornalista afirmou também que os locais de formação dos jovens devem ser imparciais. “As escolas devem criar seres pensantes, ao invés de militantes”, falou. Defensor da liberdade, o radialista definiu que esta não existe se não for de maneira plural e finalizou propondo uma reflexão: “Quem sabe não começamos a expandir esta liberdade pelas redações dos veículos de imprensa?”, questionou.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, falou da importância do debate das ideias da vida pública e privada proposto no Fórum da Liberdade. “O princípio da discussão de pensamentos é agente de inovação. Sem a circulação de ideias não somos capazes de refletir, inibindo a nossa liberdade”, ressaltou. Sartori destacou ainda o papel fundamental da boa política para o avanço e a perspectiva de futuro da sociedade: “As palavras não podem esconder as ações”, destacou.

Diego Casagrande é formado na PUC em 1993 e começou sua carreira no jornal Zero Hora. Acumula no currículo passagens pela Rádio Gaúcha, extinta TVCom e RBS TV. Desde 2005, o comunicador atua no Grupo Bandeirantes de Comunicação, no qual apresenta os programas 1ª Edição, na Rádio Band News FM (99,3), e Rádio Livre, na Rádio Bandeirantes FM (94,9) e AM (640). É colunista semanal do jornal impresso Metro, do mesmo grupo, em Porto Alegre, desde a sua estreia, em 2011.

Prêmio Liberdade de Imprensa

O Prêmio Liberdade de Imprensa foi criado pelo Instituto de Estudos Empersariais em 2007, com o objetivo de homenagear indivíduos dedicados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e valorização da liberdade de imprensa.

Fonte: coletiva.net