Fifa não quer mulher
bonita na televisão


12/07/2018


Mulher posa com bandeira francesa durante partida da França na Copa (AFP)

A Fifa pediu nesta quinta-feira que as emissoras de televisão evitem filmar torcedoras “atraentes” durante os últimos jogos da Copa do Mundo. A medida foi tomada após os casos de assédio na Rússia, segundo o chefe do departamento de responsabilidade social da federação, Federico Addiechi. Até agora, foram registradas 45 denúncias de assédio sexual no Mundial, de acordo com uma entidade parceira da Fifa, mas o número de casos pode ser ainda maior.

A entidade destacou que, em comparação com a Copa anterior, as filmagens dos jogos melhoraram e que a decisão é uma evolução normal. Segundo a “Ansa”, Addiechi afirmou que a medida foi tomada porque os casos de sexismo na Rússia foram mais comuns que os de racismo. Além dos casos de abusos contra torcedoras, diversas repórteres também foram assediadas por homens durante a competição.

Addiechi disse que a Fifa precisa ajudar a combater o sexismo na Copa do Mundo. Segundo ele, o pedido ainda não é uma campanha proativa, mas que a entidade tomaria medidas contra situações erradas.

— Fizemos isso com emissoras individuais. Fizemos isso com nossos serviços de transmissão — disse ele, segundo a BBC. — Esta é uma das atividades que definitivamente teremos no futuro, é uma evolução normal.

Segundo a rede FARE (“Futebol Contra o Racismo na Europa”), o número de casos de assédio nesta Copa do Mundo contra mulheres pode ser “dez vezes maior” do que tornou-se de conhecimento público. Um dos casos mais emblemáticos aconteceu no início da Copa, quando um grupo de brasileiros aproveitou o desconhecimento de português de uma mulher russa e a induziu a repetir palavras de cunho sexual.

Outros 15 casos registrados pela Fifa envolveram repórteres que foram alvo de assédio ou comportamento machista durante o trabalho. A repórter Julia Guimarães, da TV Globo, foi beijada à força por um russo enquanto se preparava para entrar ao vivo.

A final da Copa do Mundo de 2018 entre Croácia e França será disputada no domingo. Bélgica e Inglaterra vão se enfrentar pela terceira posição da competição no sábado.

Fonte: globo.com