2 de dezembro de 2022


Extra cria editoria de guerra para casos de violência


17/08/2017


O jornal carioca Extra comunicou seus leitores na edição desta quarta-feira, 16, que passará a enquadrar certos episódios de violência no Rio de Janeiro como casos “de guerra”. Para o diário, “tudo aquilo que foge ao padrão da normalidade civilizatória, e que só vemos no Rio, estará nas páginas da editoria de guerra”.

O estopim para o Extra foi a reportagem publicada pelo jornal nesta quarta, sobre um documento sigiloso da Secretaria de Segurança do estado que revela que a cidade do Rio tem 843 áreas dominadas por grupos armados.

Veja abaixo a capa e o comunicado na íntegra do Extra:

 

A partir desta edição, o leitor passará a encontrar em nossas páginas uma expressão que, até então, nossos jornalistas evitavam: guerra do Rio. Não se trata de uma simples mudança na forma de escrever, mas, principalmente, no jeito de olhar, interpretar e contar o que está acontecendo ao nosso redor.

O EXTRA continuará a noticiar em suas páginas policiais os crimes que ocorrem em qualquer metrópole do mundo: homicídios, latrocínios, crimes sexuais… Mas tudo aquilo que foge…

Ver mais

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012