Ferreira Gullar é eleito para a Academia Brasileira de Letras


Por Cláudia Souza*

10/10/2014


Ferreira Gullar

Ferreira Gullar

A Academia Brasileira de Letras (ABL)  elegeu na tarde desta quinta-feira, dia 10, o poeta e escritor maranhense Ferreira Gullar para a cadeira 37, sucedendo o jornalista, escritor e tradutor Ivan Junqueira, morto em 3 de julho, de insuficiência respiratória. Gullar obteve 36 dos 37 votos possíveis. Um voto foi em branco. Os candidatos Ademir Barbosa Júnior, José Roberto Guedes de Oliveira e José William Vavruk participaram da disputa.

Amplo favorito para a vaga, Gullar, de 84 anos, que é também é crítico de arte, dramaturgo e ensaísta, será empossado em cerimônia a ser realizada em 2015.

Fundada por Silva Ramos, a cadeira 37 tem como patrono o poeta Tomás Antônio Gonzaga e já foi ocupada por Alcântara Machado, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand e João Cabral de Melo Neto.

Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, e Evaldo Mello (Fotos: Reprodução internet)

Ainda neste mês de outubro a ABL realiza mais duas eleições: No dia 23, será escolhido o ocupante da cadeira de João Ubaldo Ribeiro, que morreu no dia 18 de julho, no Rio de Janeiro, com quadro de embolia pulmonar. O favorito para a vaga é o historiador Evaldo Cabral de Mello. Na semana seguinte, dia 30, a cadeira de Ariano Suassuna, que  faleceu vítima de um acidente vascular cerebral em 30 de julho, será assumida pelo jornalista e escritor  Zuenir Ventura.

A Academia Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro, que tem por fim a cultura da língua e da literatura nacional, reúne 40 membros efetivos e perpétuos, dos quais 25 residem no Rio de Janeiro, além de 20 acadêmicos correspondentes estrangeiros. O número de imortais é completado mediante eleição por escrutínio secreto.

Só podem ser membros efetivos da Academia os brasileiros que tenham, em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livro de valor literário. As mesmas condições, menos a de nacionalidade, valem para os membros correspondentes.

Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna(cnonlineacarau.blogspot.com.br)

Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro, e Ariano Suassuna (cnonlineacarau.blogspot.com.br)

*Com informações de O Globo, ABL

**Foto de capa: (Reprodução www.jornalfloripa.com.br)