ABL realiza Sessão da Saudade em memória de Ariano Suassuna


Por Igor Waltz*

24/07/2014


Na próxima quinta-feira, 31 de julho, Academia Brasileira de Letras (ABL) promove a Sessão da Saudade in memoriam do dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna. Ele morreu aos 87 anos, em Recife, Pernambuco, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Durante a ocasião, os acadêmicos prestarão suas homenagens ao sexto ocupante da cadeira de nº 32.

Por meio de nota, o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou luto oficial de três dias na instituição. “À multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda”, declarou. A bandeira da entidade fica a meio mastro em honra a Suassuna, que integrava a Academia desde 1990.

No texto em que aborda a memória de Suassuna, Geraldo Holanda recorda-se ainda das perdas recentes de membros da ABL — Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro, ambos falecidos na última semana. Os acadêmicos foram informados da morte do dramaturgo durante a Sessão da Saudade em homenagem a Ribeiro.

“No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte”, observou o presidente. Em nome da organização de autores, Cavalcanti ressaltou  que “Ariano reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra”.

“Nunca vi coisa igual. Nossa toalha ainda estava molhada de lágrimas, e não teve tempo de secar”, completou o filólogo Evanildo Bechara.

Vagas

De acordo com a Folha de S. Paulo, a ABL tem hoje três vagas abertas. O poeta Ferreira Gullar é o favorito à do poeta Ivan Junqueira, morto no início deste mês. Para a cadeira de João Ubaldo Ribeiro já há dois candidatos oficialmente registrados: o historiador Evaldo Cabral de Mello e o jornalista Zuenir Ventura. O poeta Thiago de Mello informou que também irá concorrer.

A disputa é a mais acirrada dos últimos anos. Com a cadeira de Suassuna agora disponível, é possível que um deles se retire da competição e concorra à vaga do autor de “Auto da Compadecida”.

*Com informações da Folha de S. Paulo e da ABL.