Fé popular em exposição no Rio de Janeiro


Por Igor Waltz*

18/07/2013


(Crédito: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)

(Crédito: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 17 de julho, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no bairro do Catete, Rio de Janeiro, a exposição “A fé que move”. A mostra reúne registros fotográficos de cinco locais tradicionais de peregrinação – Aparecida do Norte (SP), Belém (PA), Divina Pastora (SE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro do Norte (CE), além de objetos do acervo do CNFCP.

A exposição objetiva apresentar movimentos coletivos de peregrinação de homens e mulheres a santuários e igrejas, para pedir em oração, pagar promessas, agradecer ao santo de devoção a graça alcançada. O tema da romaria, uma característica marcante do catolicismo popular no Brasil, vem sendo retomado com a chegada ao Rio de Janeiro de católicos de todas as partes para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 22 e 28 de julho.

As imagens representam as alegrias e dores, solidão e solidariedade, angústia e paz, dos romeiros. A partir de universos artísticos e plásticos que revestem o imaginário religioso dos devotos, esta mostra apresenta as várias vozes dos romeiros que a cada ano percorrem tantos caminhos pelo país nos ajudam a compreender esse fenômeno.

(Crédito: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)

(Crédito: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)

Organizada pela historiadora Beatriz Porto e pela antropóloga Lívia Ribeiro Lima, “A fé que move” retrata todas as etapas do romarismo, desde a saída dos romeiros de suas casas, passando por momento mais solenes, como a procissões, e de descontração, até o local sagrado.

“Nosso objetivo é mostrar a fé do ponto de vista do catolicismo popular. Um dos pontos mais marcantes é a “Sala dos Milagres”, onde os devotos agradecem por meio dos ex-votos, onde podemos ver esculturas de cabeças, casas, cada uma representando a graça alcançada”, explica Beatriz.

A exposição reedita ainda uma mostra fotográfica organizada pelo CNFCP em 1983 sobre a romaria de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, com imagens produzidas pelo fotógrafo Adenor Gondim.

Serviço

“A fé que move”

Data: de 17 de julho de 2013 a 19 de janeiro de 2014
Horários: De terça a sexta-feira, das 11 às 18 horas, sábados, domingos e feriados, das 15 às 18 horas
Local: Galeria Mestre Vitalino – Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Endereço: Rua do Catete, 179 – Catete – Rio de Janeiro
Entrada franca.

*Com informações do CNFCP.