Extra, de Alagoas, volta às bancas após proibição


22/07/2010


O jornal Extra, de Alagoas, volta às bancas nesta sexta-feira, dia 23, após a proibição de circular imposta pelo Juiz eleitoral Pedro Ivens, que determinou o recolhimento da edição desta semana a pedido de Ronaldo Lessa, candidato do PDT às eleições no estado. O jornal publicou pesquisa que apontaria a ascensão do candidato Teotonio Vilela Filho (PSDB) em relação a Ronaldo Lessa (PDT) na corrida eleitoral. De acordo com Lessa, o Extra descumpriu a legislação eleitoral ao publicar os dados sem citar o instituto de pesquisa responsável, o período e o local em que foi realizada a análise e o número de eleitores ouvidos.
 
Segundo o Juiz Pedro Ivens, a Justiça Eleitoral determina que toda pesquisa deve ser registrada junto ao TRE, além de ser citada a fonte, “sob pena de induzir o eleitorado a uma realidade falsa”. O magistrado informou que a decisão ocorreu com base na legislação eleitoral e que a ação ainda será julgada, o que pode levar o jornal a ser condenado ao pagamento de uma multa.

Em editorial publicado no portal do Extra, o Editor-Geral do jornal, Fernando Araújo, afirma que a publicação foi acusada de praticar crime eleitoral “por divulgar notas sobre o desempenho da campanha de Lessa”. No texto, o editor afirma ainda que o jornal estará de volta às ruas “com novas denúncias sobre o Governo Lessa”.
 
Por meio de sua assessoria jurídica, o candidato Ronaldo Lessa garantiu que a ação impetrada contra a notícia publicada no Extra se baseou apenas na legislação eleitoral.
 
*Com informações do Portal Extra, O Globo e JusBrasil