Executivos da BBC renunciam após escândalo


12/11/2012


A diretora de jornalismo da BBC, Helen Boaden, e seu vice Steve Mitchell foram afastados da emissora britânica nesta segunda-feira, dia 12, até que seja finalizada a investigação sobre o que motivou o cancelamento de uma matéria do programa “Newsnight” a respeito das denúncias de abuso de crianças e adolescentes por Jimmy Savile, célebre apresentador da BBC, que morreu em outubro de 2011, aos 84 anos.
 
Há rumores de que a reportagem do “Newsnight” foi cancelada por entrar em conflito com um programa em homenagem a Savile. O inquérito está sendo conduzido por Nick Pollard, ex-diretor da Sky News.
 
Segundo a BBC, a decisão de afastar Helen Boaden e Steve Mitchell é uma resposta “à falta de clareza sobre o comando editorial da rede.” Eles estavam na cadeia de comando da empresa quando o programa “Newsnight” decidiu arquivar a reportagem investigativa contra Savile.
 
A decisão de afastar os executivos aconteceu dois dias após a renúncia do diretor-geral George Entwistle, que responde a inquérito sobre uma acusação errônea de abuso sexual contra Lord McAlpine, ex-tesoureiro do Partido Conservador, veiculada no programa “Newsnight”.
 
Entwistle, que ocupava o cargo há 55 dias, também estava sendo muito criticado por sua postura diante da crise provocada pelo caso Savile.
 
O novo diretor-geral da emissora pública Tim Davie, que assumiu o cargo interinamente após a renúncia de Entwistle, deverá anunciar nas próximas horas seu plano para conter a crise.
 
A polêmica sobre a reportagem contra McAlpine teve início quando uma das vítimas, Steve Messham, acusou um ex-membro do governo de Margaret Thatcher (1979-1990) de ter abusado sexualmente dele em um lar para jovens da cidade de Wrexham, no País de Gales, ao longo dos anos 1960 e 1970. Contudo, ao ver novas fotos do acusado, Messham negou que McAlpine tenha sido o agressor, o que gerou um novo escândalo na BBC.
 
A reportagem do “Newsnight” não citou o nome de McAlpine, mas o programa reconheceu que a vítima do suposto abuso se equivocou ao denunciar um homônimo do ministro. O “Newsnight” pediu desculpas pelo erro, e Entwistle acabou renunciando. A credibilidade da emissora, contudo, começou a ser ameaçada pouco antes deste caso, em razão das centenas de denúncias de abuso sexual contra Jimmy Savile.
 
De acordo com as cerca de 300 vítimas, Savile teria abusado sexualmente de crianças e adolescentes durante quatro décadas. Alguns casos teriam acontecido dentro das dependências da BBC.
 
Advogados de algumas vítimas defendem que houve uma rede de pedofilia na emissora, que incluía a participação de outros funcionários e de celebridades.
 
A BBC está sendo acusada de ter acobertado as centenas de casos de abusos sexuais e de ter dificuldades para explicar por que cancelou a produção de um programa investigativo sobre o escândalo. 

*Com BBC Brasil, G1, O Globo.