Eraldo Leite é reeleito na Acerj


28/04/2011


A preservação da memória do esporte é um dos principais projetos anunciados pelo jornalista Eraldo Leite, reeleito Presidente da Associação dos Cronistas Desportivos do Rio de Janeiro(Acerj), em eleição transcorrida no dia 18, na Associação de Imprensa Campista(AIC), em Campos, e no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e no dia 19, na sede da entidade no Centro do Rio.

O pleito contou com a forte participação dos jornalistas esportivos do interior, principalmente na cidade de Campos, de associados ilustres e de grandes nomes da crônica esportiva como José Carlos Araújo, Gerson Canhotinha de Ouro, José Rezende, Gílson Ricardo, Wellington Campos, Fábio Azevedo, Waldir Luiz, Francisco Aiello, Carlos Ramiro, Tadeu de Aguiar, Carlos Silva, Mitre José, Elso Venâncio, Luís Carlos Silva, Sebastião Pereira, Carlos de Souza.

Os trabalhos da Assembleia Geral foram conduzidos por Carlos Felippe Meiga Santiago e Geraldo Pedroza. Ao final da apuração das quatro urnas — Campos, Volta Redonda, Capital e itinerante  — Eraldo Leite recebeu 116 do total de 118 votos, sendo dois em branco, concorrendo na chapa única “João Saldanha – Novos Desafios” para o triênio 2011/2014.
 
—A nossa primeira ação será a criação do Centro de Memória com o objetivo de disponibilizar no site da Acerj áudios históricos como gols narrados por antigos locutores, entre os quais Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral e Jorge Curi. Além de entrevistas que serão produzidas com os grandes nomes da crônica esportiva. José Rezende e Waldir Luiz vão pilotar o projeto, afirmou Eraldo.  
 
A Associação dos Cronistas Desportivos (ACD) foi fundada em 5 de março de 1917. Em 22 de agosto de 1967, o quadro social da ACD passou a integrar também os associados do Departamento de Imprensa Esportiva da ABI-DIE, dando origem à Associação de Cronistas Esportivos da Guanabara(ACEG). Com a fusão do Estado do Rio e da Guanabara, em abril de 1975, a entidade passou a se chamar Associação dos Cronistas do Rio de Janeiro(Acerj), que luta pelo melhoramento da cobertura esportiva e a valorização do espírito de competição no futebol. 
 
O lendário jornalista e dirigente esportivo Canôr Simões Coelho, foi membro da ABI e dirigiu o Departamento de Imprensa Esportiva(DIE), sendo um dos fundadores desta entidade. 

*Com informações da Acerj e Notícia em Destaque.