Eleição nos EUA é recordista nas redes sociais


07/11/2012


A eleição presidencial norte-americana gerou, até o início da noite desta terça-feira, dia 6, mais de 11 milhões de tuites, caracterizando-a o evento político mais tuitado da história, à frente do primeiro debate entre Barack Obama e Mitt Romney, segundo informações do próprio Twitter, que publicou a seguinte mensagem: “Urgente: os tuites relacionados a #elections2012 acabam de superar os 11 milhões hoje”.
 
Cerca de 22% dos eleitores dos EUA utilizaram as redes sociais, Twitter e o Facebook, para manifestar a intenção de voto por meio da hashtag #Ivoted.
 
Segundo a página “Facebook + Journalists”, a foto da vitória postada após a reeleição de Barack Obama na página oficial do presidente foi a imagem mais “curtida” de todos os tempos no Facebook. 

Com a legenda “For more years” (mais quatro anos), a imagem foi compartilhada por mais de 375.403 pessoas e “curtida” 3.132.685 vezes até as 11h30 desta quarta-feira, dia 7. 

 
O anúncio da vitória do democrata pelos veículos de comunicação também provocou um grande número de postagens, atingindo a marca de 327.452 tuítes por minuto (TPM) por volta das 23h19 no horário da Costa Leste dos EUA (2h19 no horário de verão brasileiro).
 
Inovação
 
Segundo o Instituto Poynter, a eleição presidencial nos Estados Unidos, realizada nesta terça, 6, foi a mais interativa da história em razão do esforço de diversos veículos de comunicação para encontrar formas inovadoras de enriquecer a cobertura.
 
O Poynter citou o jornal The New York Times, que apresentou um infográfico interativo para que os leitores pudessem explorar diferentes resultados da eleição. O isntituto destacou também um site criado pela NBC News, o Electrgrams, que agregou fotos relacionadas à eleição publicadas no Instagram.
 
Alguns veículos de comunicação exibiram vídeos ao vivo em seus sites, enquanto outros, como Huffington Post, monitoraram discussões nas mídias sociais.
*com informações Knight Center for Journalism, G1, Terra.