RSF divulga ranking mundial de liberdade de imprensa


20/10/2009


A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nesta terça-feira, dia 20, o ranking anual da liberdade de imprensa no mundo. A coleta de informações foi feita através de questionário respondido por jornalistas e profissionais de Comunicação em todo o mundo, a respeito das ações relativas à liberdade de imprensa no período entre 1º de setembro de 2008 e 31 de agosto de 2009.

O Brasil, que ocupava a 82ª posição em 2008, subiu para o 71º lugar na estatística liderada pela Dinamarca, Finlândia e Irlanda, que ocupam, respectivamente, as três primeiras colocações do ranking.

O relatório da RSF destaca a situação nos EUA, que subiu 20 pontos, passando da 40ª para a 20ª colocação.

Honduras sofreu queda de 28 posições e ocupa agora o 128º lugar, em função do golpe contra o Presidente Manuel Zelaya e as ações contrárias à liberdade imprensa.

A censura aos meios de comunicação, em especial, durante a ocupação militar na Faixa de Gaza, comprometeu a posição de Israel, que despencou do 46º lugar em 2008 para o 93º em 2009.

Irã, Turcomenistão, Coréia do Norte e Eritréia ocupam os últimos lugares da lista. De acordo com o estudo da RSF, a situação no Irã foi agravada em função dos ataques à imprensa impostos pelo Governo Ahmadinejad.