Direitos humanos no Uruguai são debatidos na ABI


25/04/2008


 Maurício Azêdo, Beatriz Bissio e Alberto Guani

O Consulado-geral do Uruguai no Rio de Janeiro, o Instituto Cultural Brasil-Uruguai e a Associação Brasileira de Imprensa vão promover, no segundo semestre do ano, uma conferência com o cientista político Gerardo Caetano, que fará uma exposição sobre a evolução dos direitos humanos em seu país durante a ditadura militar. O conferencista é professor da Faculdade de Humanidades da Universidade da República do Uruguai e foi incumbido pelo Presidente Tabaré Vázquez de pesquisar as ocorrências que marcaram o período.

De acordo com a programação, o evento será aberto com uma exposição de Gerardo Caetano e terá seqüência com intervenções de Frei Betto e dos professores Jesse Jane, Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, e Henrique Rodríguez Larreta, da Universidade Candido Mendes. Sua realização foi discutida na tarde desta sexta-feira, dia 25, na sede da ABI, pelo Cônsul-geral do Uruguai no Rio de Janeiro, Alberto Guani e pela Presidente de Honra e a Presidente-executiva do Instituto Cultural Brasil-Uruguai, Neném Rodrigues e Beatriz Bissio, respectivamente.

Em encontro com o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, o Cônsul salientou a importância do conhecimento da vida em seu país durante o regime ditatorial, como parte dos esforços pela integração sul-americana. Guani, que está no Brasil há três anos e dois meses, é diplomata de carreira desde 1986, mas estreou profissionalmente como jornalista, no jornal El Día, que foi fundado por Jose Batlle y Ordoñez e deixou de circular em 87.