Dicas de segurança para cobertura da Copa


04/05/2010


O International News Safety Institute(INSI) elaborou um manual de segurança para os jornalistas que vão cobrir a Copa do Mundo na África do Sul. De acordo com o documento, o país lidera o ranking mundial de casos de homicídios e estupros, ocupa o segundo lugar nos quesitos Violência armada e Seqüestros e é o terceiro colocado nos itens Assalto e Roubo de carros. Os dados estão registrados no site Nationmaster, que compila e organiza informações da CIA. 

A cartilha reúne diversas recomendações, entre as quais,

-Não ande pelas ruas sozinho à noite e evite certas áreas durante o dia. Seja aconselhado por jornalistas locais e funcionários do hotel. Não vá às cidades-satélites sozinho em momento algum — sempre leve um guia local.

-Nunca deixe seu cartão de crédito fora de vista ao efetuar o pagamento em bares ou restaurantes. Sempre peça aos funcionários que tragam a máquina até você, ou então, vá ao balcão.

-Se hospede em hotéis e evite casas privadas. Muitas pessoas são atacadas em casa ou na entrada de garagens. 

-Não exiba telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos chamativos. Você será um alvo para assaltantes, que costumam estar armados. O país está repleto de armas e de pessoas que não hesitam em usá-las.

-Não dê dinheiro a pedintes. A maior parte deles está ligada ao crime organizado e poderá assaltá-lo. 

-Aproximadamente 19% da população (entre 15 e 49 anos) está infectada pelo vírus HIV. A doença se manifesta em todos os níveis sociais. Abstinência ou uso de proteção são recomendados para protegê-lo de outras doenças sexualmente transmitidas, como hepatite B e clamídia.

Para aqueles que desejam obter mais informações sobre segurança, a cartilha recomenda o email do jornalista Michael Schmidt (mschmidt@frayintermedia.com), da Professional Journalists Associoation of South Africa, e o Escritório de Assuntos Internacionais Britânico, com dicas relacionadas aos torcedores.

As autoridades responsáveis pela organização da Copa do Mundo na África do Sul também estão elaborando cartilhas para torcedores e para a imprensa, a serem disponibilizadas no site www.fifa.com.
Aos jornalistas que quiserem dar outras sugestões sobre segurança ao INSI, o manual sugere o envio de mensagem para o endereço rodney.pinder@newssafety.org.

*Com informações da Abraji