Jovens gostam mais da leitura online


16/05/2011


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gartner, dos Estados Unidos, aponta que o público mais jovem tem preferência pela leitura na tela, enquanto que pessoas na faixa entre 40 e 54 anos se sentem mais a vontade na leitura dos impressos. Do total de entrevistados, 40% disseram não estarem acostumados com os leitores eletrônicos (eReaders). Segundo o estudo, o tempo de consulta dos leitores nos veículos online é o mesmo gasto na versão impressa. O relatório se baseia na opinião de 1 mil 569 pessoas consultadas em seis países, como China, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão e Reino Unido.
 
 
Na opinião do diretor de pesquisas do Gartner, Nick Ingelbrecht, há muita preocupação de que o online vá “engolir” o impresso, mas a queda geral nas vendas de jornais e o aumento na procura dos veículos digitais não significam que um formato venha a ser o substituto da outro.
 
 
De acordo com o estudo, 52% dos usuários de tablets e internet acham mais fácil ler em meio digital do que no impresso. Já 42% dos entrevistados disseram que não sentem muita diferença de um produto para o outro.
 
 
Nick Ingelbrecht acrescenta que “tentar vender o mesmo conteúdo básico para o mesmo consumidor em formatos diferentes arrisca alienar o leitor, que pagará duas vezes pela mesma coisa”. O diretor de pesquisas disse também que os resultados do estudo confirmam que a distribuição de conteúdo em diferentes canais é essencial para se atingir os consumidores que estão consumindo quase a mesma quantidade nas versões digital e impressa:
— Empresas de conteúdo, publicidade e organizações de mídia devem focar na sinergia de multicanais e valorizar ambas as plataformas, destacando as vantagens de se ter acesso aos conteúdos impresso e online, afirmou Nick Ingelbrecht.  
 
 
 
* Com informações da Tech Shout e do Portal Imprensa.