18 de agosto de 2022


Inscrições abertas para Curso Estado de Jornalismo Econômico


08/01/2014


focas jornalismo economico estadao

Estão abertas até o dia 2 de fevereiro as inscrições para o 4º Curso Estado de Jornalismo Econômico, promovido pelo Grupo Estado e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). O programa gratuito tem duração de três meses — de 10 de março a 6 de junho — e inclui aulas com professores da fundação, atividades monitoradas por jornalistas do Grupo Estado e palestras e coletivas de imprensa com líderes da economia nacional.

Podem participar jornalistas formados em 2012 e 2013 e alunos de último semestre de cursos de jornalismo. Serão selecionados 25 jovens, que terão atividades em período integral. Pela manhã, vão cumprir um currículo com disciplinas da FGV. À tarde, atuarão nas redações.

Todo o conteúdo teórico de economia foi definido em conjunto por editores do Grupo Estado e professores da FGV. No programa, disciplinas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro nacional e internacional, mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística.

A primeira fase da seleção é online. O candidato precisa cadastrar currículo pelo site página www.estadao.com.br/focas, escrever uma justificativa de interesse no curso e informar qual foi, em sua opinião, a notícia mais importante da cobertura econômica em 2013, explicando a escolha. O processo ainda inclui testes de múltipla escolha de conhecimentos econômicos, português e inglês.

Até 75 jovens serão aprovados para a segunda fase da seleção, na sede do Grupo Estado. Em um dia de atividades, passarão por prova de conhecimentos gerais e vão redigir uma reportagem econômica. Haverá também entrevista com profissionais do Grupo Estado.

O resultado será divulgado em 23 de fevereiro. 

*Com informações de O Estado de S. Paulo.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012