Depois da festa, alguns depoimentos


09/04/2008


“Acho que foi uma festa muito bonita e à altura do que a ABI representa como simbolismo e fixação da idéia da liberdade. Esta solenidade de hoje destacou esse traço importante da trajetória da nossa Casa, que é esse apreço à liberdade e a todos os valores que ela proporciona, inclusive a criação artística, como tivemos hoje maravilhosos exemplos, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, Paulinho da Viola e esse maravilhoso maestro Isaac Karabtchevsky. Foi para nós algo muito confortante e a ABI se sente engrandecida com esta noite.”

Maurício Azêdo, Presidente da ABI 

             Fotos: Rodolpho Terra

                                       Edson Santos

“Foi uma festa muito bonita de confraternização com a consolidação da democracia em nosso País. Esta solenidade refletiu a grandeza da Associação Brasileira de Imprensa.”

Edson Santos, Ministro da Integração Racial 

“Eu já estou lastimando muito não chegar aos próximos cem anos para estar feliz com os amigos e companheiros da Casa.”

Fernando Segismundo, ex-Presidente da ABI 

“Um evento fantástico este Centenário de uma instituição consolidada com base na liberdade e que busca integrar todas as tendências. A ABI traz para nós uma renovação, um estímulo, na medida em que tantas coisas boas têm acontecido, outras talvez não, mas ela sempre registra e acompanha tudo de forma contundente e com isenção.”

Benedita da Silva, Secretária de Estado de Assistência Social do Rio de Janeiro 

 

 Miro Teixeira

“Foi um acontecimento emocionante, porque se juntou a História com a perspectiva de futuro. Tivemos a oportunidade de verificar, ao mesmo tempo, a informação sobre a História e a reafirmação do compromisso de luta pela liberdade de imprensa. Uma luta que é sempre atual, porque curiosamente os governos sempre tentam limitar a liberdade, mas esta não tem limites. É preciso que se tenha essa consciência de que não se regulamenta a liberdade, ela é incondicional. Então, essa foi a grande demonstração que tivemos hoje. Temos uma instituição como a ABI preparada para qualquer enfrentamento, que eu acho que não deve ocorrer. Mas quando os enfrentamentos acontecem, precisamos ter entidades preparadas a defender os direitos dos cidadãos, como é o caso da ABI.”

Miro Teixeira, Deputado Federal (PDT-RJ) 

“Esta é uma festa magnífica, porque a ABI completa cem anos de grandes sacrifícios pela imprensa e pelo País. E hoje, com respeito às outras organizações, é reconhecida como a grande protagonista das lutas pela liberdade.”

Cícero Sandroni, Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL)