Dean Baquet é o primeiro jornalista negro a assumir a diretoria do NYT


Por Igor Waltz*

15/05/2014


Dean Baquet foi anunciado editor-executivo do NYT no último dia 14 de maio (Crédito: Doug Mills/The New York Times)

Dean Baquet foi anunciado editor-executivo do NYT no último dia 14 de maio (Crédito: Doug Mills/The New York Times)

O jornal norte-americano The New York Times anunciou na última quarta-feira, 14 de maio, que o jornalista Dean Baquet assume como seu novo editor-executivo. Ele é o primeiro negro a ocupar o cargo em mais de 160 anos de história da publicação. Ele substitui a jornalista Jill Abramson, primeira mulher a alcançar o posto.

“Não há jornalista, na nossa redação ou em qualquer outro lugar, melhor qualificado para essa responsabilidade nesse momento do que Dean Baquet”, afirmou Arthur Sulzberger, editor geral do NYT.

O anúncio foi feito para a equipe do jornal na última terça, 13 de maio, quando Baquet fez um discurso aos seus colegas. O jornalista, de 57 anos, já foi editor do Los Angeles Times e é vencedor de um prêmio Pulitzer.

“É uma honra ser solicitado para liderar essa que é a única redação no país que está, de fato, melhor hoje do que era uma geração atrás”, afirmou o novo editor-executivo.

Mudança inesperada

As razões da mudança não foram divulgadas pelo jornal. Ao anunciar a alteração brusca para a equipe, Sulzberger Jr. disse que a decisão tem relação com “a melhora de questões de gestão da redação”.

Foi a segunda vez em 11 anos que Sulzberger fez uma mudança repentina na direção do NYT. Em 2003, ele demitiu Howell Raines da direção executiva depois que se tornaram públicos os plágios do repórter Jayson Blair.

O NYT exige que todos os editores do jornal deixem o cargo aos 65 anos. Jill Abramson, que ocupava o cargo desde setembro de 2011, tem 60 anos. “Amei o meu tempo no Times. Eu tive a chance de trabalhar com os melhores jornalistas do mundo, fazendo um jornalismo exemplar”, afirmou a profissional em nota.

A jornalista entrou no jornal em 1997 e foi repórter investigativa e editora em Washington.

*Com informações do G1 e do Portal Imprensa.