Brasil recebe pedido de asilo de Edward Snowden


Por Cláudia Souza*

02/07/2013


Edward Snowden em noticiário exibido no aeroporto de Moscou (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

Edward Snowden em noticiário exibido no aeroporto de Moscou (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, confirmou nesta terça-feira, dia 2, que o Brasil recebeu um pedido de asilo político do ex-funcionário da CIA Edward Snowden, mas ressaltou que o governo brasileiro não tem, até o momento, a intenção de responder a solicitação.

O site WikiLeaks divulgou comunicado informado que o Brasil integra o grupo de 21 países aos quais Edward Snowden teria feito o pedido de asilo. Alemanha, Áustria, Bolívia, China, Cuba, Equador, Espanha, França, Finlândia, Holanda, Índia, Irlanda, Islândia, Itália, Nicarágua, Noruega, Polônia, Rússia, Suíça e Venezuela confirmaram o recebimento da solicitação.

Contudo, Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, Noruega, Polônia e Suíça afirmaram que pedidos de asilo só podem ser feitos de forma presencial.

O WikiLeaks informou que as solicitações foram entregues no último domingo, dia 30, pela advogada britânica Sarah Harrison, da equipe jurídica do site, ao escritório do consulado russo no aeroporto de Sheremetyevo, para que fossem repassadas às correspondentes embaixadas em Moscou. Edward Snowden permanece na área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo desde domingo, 23 de junho.

Sigilo

Snowden assumiu a autoria do vazamento de documentos sigilosos que mostram como a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA obtinha dados sobre clientes de empresas de telefonia e internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple. As informações foram reunidas no período em que Snowden prestou serviço para a NSA.

Para escapar de um processo, o ex-agente da CIA fugiu, no início do último mês de maio, do Havaí (EUA) onde morava, e seguiu para Hong Kong, de onde teria denunciado o esquema de espionagem para o jornais The Guardian e Washington Post.

Os Estados Unidos pediram sua extradição e foi aberta uma investigação criminal no país, mas Snowden conseguiu viajar para Moscou.

Asilo

Sem citar nomes, o presidente russo, Vladimir Putin, deu a entender que Snowden poderia ficar no país desde que “parasse de prejudicar os parceiros americanos da Rússia” com vazamentos de informação.

Snowden já havia pedido asilo ao Equador, que está abrigando o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em sua embaixada em Londres.

Em entrevista à agência de notícias France-Presse, nesta segunda-feira, dia 1º, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse que, a princípio, seu país processaria a solicitação caso Snowden conseguisse entrar na embaixada equatoriana. E que se ele pudesse completar o pedido dentro do território russo, “a situação poderia ser resolvida lá”.

Snowden acusa o governo dos Estados Unidos de pressionar os países para que rejeitem seu pedido de asilo.

 *Com informações da BBC Brasil.