Jornal americano troca fotógrafos por iPhones


Por Igor Waltz*

03/06/2013


Fotógrafos na reunião onde foi anunciada suas demissões. No centro da imagem, John H. White, vencedor do prêmio Pulitzer de 1982. (Crédito: Gawker).

Fotógrafos na reunião onde foram anunciadas suas demissões. No centro da imagem, John H. White, vencedor do prêmio
Pulitzer de 1982. (Crédito: Gawker).

O jornal americano Chicago-Sun Times anunciou na última quinta-feira, 3 de maio, a demissão de sua equipe de fotografia, entre fotógrafos e editores de imagem. O jornal passou a atribuir aos jornalistas de texto a responsabilidade de fotografar e filmar suas reportagens. A medida afetou 28 profissionais da publicação e mais 40 jornais de bairro afiliados ao grupo.

Segundo o comunicado oficial, as demissões foram causa de “um novo enfoque em reforçar as capacidades de comunicação com vídeo e outros elementos multimídia”. De acordo com a direção da empresa, a cobertura dos eventos importantes será realizada por profissionais freelancers.

Entre os demitidos, está o lendário fotógrafo John H. White, vencedor do prêmio Pulitzer em 1982 e professor da Fotojornalismo da Columbia College Chicago. Considerado uma lenda entre os repórteres de Chicago, White trabalhava para o Sun Times há 35 anos.

Os cortes acontecem no momento em que a indústria de mídia impressa nos Estados Unidos ainda luta para se recuperar, após anos de forte queda na receita com publicidade e de mudanças dramáticas na maneira como o público consome notícia.

* Com informações dos sites Gawker e Adnews e dos jornais Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e The New York Times.