Cineclube ABI-CAL exibe “A Revolta dos Pingüins”


05/10/2011


A ABI promove nesta quinta-feira, dia 6, mais uma edição do Cine ABI, em parceria com a Casa da América Latina (CAL), exibindo o filme “A Revolta dos Pingüins”, do diretor argentino Carlos Pronzato. O filme retrata a revolta estudantil ocorrida no Chile em maio de 2006, quando milhares de jovens reivindicaram mudanças no sistema educacional.
 
Além de entrevistas com os manifestantes, “A Revolta dos Pingüins” apresenta como cenário dos protestos as escolas chilenas que permaneceram ocupadas pelos alunos durante o movimento.
 
Os protestos tiveram início com a reivindicação pelo passe livre. Ao longo do movimento, a pauta foi ampliada com a exigência de mudanças em todo o sistema educacional, incluindo a revogação da Lei Orgânica Constitucional de Educação, que privatizou a educação pública durante a ditadura militar no Chile.
 
— O filme mostra que o movimento estudantil de hoje já existia naquela época, com a movimentação por melhores condições para os estudantes e a revolta contra o Governo chileno, analisou Gisele Rodrigues, Diretora de Cultura da CAL e organizadora do Cineclube ABI-CAL.
 
Na próxima quinta-feira, dia 20, será exibido na ABI o drama “Whisky”(2004), de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll.
 
O filme conta a história de Jacobo, interpretado por Andrés Pazos, administrador de uma fábrica de meias, onde convive com Marta (Mirella Pascual), sua assistente, que finge ser esposa de Jacobo para enganar o irmão Herman (Jorge Bolani), quando este vem visitar o túmulo da mãe recém-falecida.
 
Veja a programação completa do Cineclube ABI-CAL:
 
3 de novembro: “Araguaya, Conspiração do silêncio” – Brasil, 2004, 105 minutos. Drama sobre a batalha entre camponeses e dissidentes de partidos de esquerda contra o Exército Brasileiro, que culminou na formação da Guerrilha do Araguaia. Filme dirigido por Ronaldo Duque, com Fernando Alves Pinto e Cacá Amaral.
 
17 de novembro: “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”. Brasil, 2006, 89 minutos. Documentário dirigido por Silvio Tendler sobre o pensamento do geógrafo brasileiro Milton Santos, e discute a globalização, a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
 
1º de dezembro: “A Dignidade dos Ninguém” – Argentina, 2005, 120 minutos. Documentário dirigido por Fernando Solanas, que acompanha a vida de diversos personagens afetados de alguma forma pela crise socioeconômica que se abateu sobre a Argentina em 2001.
 
15 de dezembro: “Memória e História em Utopia e Barbárie” – Brasil, 2005, 50 minutos. Documentário dirigido por Silvio Tendler, que conta a história da luta pela descolonização de países africanos, asiáticos, países árabes e latinos, após a segunda Guerra Mundial.