Sextou


12/08/2022


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

ABI TEATRO para todo o planeta

Pelo canal ABI TV no Youtube, o melhor do teatro na sessão da próxima segunda-feira, dia 15, às 20h. A peça é A Estátua Amazônica, uma comédia arqueológica, do também jornalista Araújo Porto Alegre, que dá nome à rua onde está a sede da ABI. Para saber qual é o enredo, só assistindo. Debate após a exibição com o diretor Carlos Palma. O ABI Teatro tem apresentação de Maurini de Souza e participação de Oswaldo Mendes.

Quem tem medo?

Pelos cinemas do Brasil, em cartaz o documentário Quem tem medo?, registro de dimensões do obscurantismo político e cultural em que o Brasil foi lançado desde o golpe de 2016 que pavimentou a eleição da tragédia em que se vive hoje. Dirigido por Dellani Lima, Ricardo Alves Jr. e Henrique Zanoni, o filme discute casos de censura, hostilidade e agressões a obras e espetáculos artísticos a partir de 2017, com ênfase na violência e abusos do governo atual. Documento de hoje para futuras gerações.

Ainda sobre documentos

Pode ser que ainda seja possível assistir o curta Bastidores da vitória no Youtube, plataforma que deu para censurar jornalismo como o documentário sobre a fakeada produzido pelo site Brasil 247. Bastidores da vitória é um registro de acontecimentos gravados há 20 anos, só agora editados, e lançado essa semana com a presença do ex-presidente da República e hoje candidato Luís Inácio Lula da Silva no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que ele dirigiu e onde foi escrita parte importante da história do Brasil. A direção é de Luciana Sérvulo. https://youtube.com/watch?v=RcYs_Quj_xs&feature=share

Assim no Rio como em São Paulo

A Orquestra Sinfônica de Longueuil, de Quebec, Canadá, se apresenta segunda-feira, dia 15, às 20h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e em São Paulo no Teatro B32, na quarta-feira, dia 17, às 21h. O programa leva no nome de Stradivarius em Viena, e promete uma viagem pelos bailes que marcaram a capital austríaca do século XIX. No repertório de valsas, Strauss II, Kreisler, Franz Lehár, Michel Legrand, e apresentação de peça composta com exclusividade para esta turnê latino-americana. O concerto será pontuado com exibição de documentário realizado pelo diretor Sébastien Ventura. O Teatro Municipal do Rio fica na Praça Floriano s/n. Metro Cinelândia. O Teatro B32 fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 , Itaim Bibi, São Paulo, capital.
Rio de Janeiro

Herivelto em cena

Neste ano do 110º aniversário do compositor Herivelto Martins, a veterana atriz de musicais Totia Amaral sobe ao palco do Theatro Municipal de Niterói no espetáculo Herivelto como conheci, baseado no livro de Cacau Hygino e Yaçanã Martins, filha do compositor homenageado. Totia se apresenta com o Thiago Trajano, violão e bandolim, e Guilherme Borges, pianos e acordeão. No repertório, as clássicas canções Caminhemos, Atiraste uma pedra e Ave Maria no Morro, entre outras, e conta em prosa e verso a história de amor à vida entre Herivelto e Lurde Torelly, que só terminou 40 anos depois com a morte da companheira. Theatro Municipal de Niterói, rua XV de Novembro 35, Centro. Dia 13, sábado, às 19h, e domingo, às 18h. Ingressos a R$ 60,00, inteira, e R$ 30,00 estudantes, jovens até 21 anos e acima dos 60.

Sons do Brasil e bonequices

Sábado, às 17h, programa nobre para ouvidos sensíveis. Gilson Peranzzeta, no piano, e Marcel Powell, que honra o nome do pai, Baden, no violão, se apresentam e lançam o CD Pro Tião no Centro da Música Carioca Arthur da Távola. No domingo, às 11h, o trio de pianistas Adriana Kelnner, Cecília Guimarães e Maria Helena de Andrade faz recital de clássicos e às 16h, o espaço é ocupado pela criançada com a atividade Vida boneca, animada pelo grupo Boneca Lilica & Cia. O Centro da Música Carioca Arthur da Távola fica na rua Conde de Bonfim,824, Tijuca. Tudo gratuito.

Pensar o Brasil

O Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e a Rede Pró-Rio convidam para a aula aberta Pensamento e Obra de Florestan Fernandes, mais uma promovida pelo curso Pensadores do Brasil. Hoje, 12 de agosto, às 17h., com o professor Prof. Enio Passiani, da UFRGS. O curso tem apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ , Conselho Regional de Economia, Corecon-RJ, e Fundação Friederich Ebert. Participação pelo link: https://youtu.be/R4X3XUlc1ks

Bahia

Ao reitor, com carinho

O Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia, na capital, Salvador, abre as portas neste sábado para a festa Uma Palavra Final, homenagem ao reitor João Carlos Salles que se despede do cago depois de oito anos de gestão exitosa. O salão foi todo restaurado e nele vão se apresentar artistas e grupos conhecidos como o Rum Alagbê e a Orquestra Sinfônica da UFBA. A atividade tem início às 10h. É obrigatório o uso de máscara. O festejo terá transmissão ao vivo pela TVUFBA no Youtube.

Brasília

A China é aqui

Em comemoração ao 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil, a Embaixada da República Popular da China e o Centro Cultural Banco do Brasil realizam até 28 de agosto a mostra Através do Tempo, com exibição de filmes e atividades culturais. Neste final de semana tem oficinas de dobradura de papel, confecção de máscaras da popular Ópera de Pequim e das tradicionais lanternas chinesas, além de aula de tai chi chuan. Tudo gratuito, com início às 14h, término às 17h, e tem presente especial para os papais. Não atrasa que chinês repara. A partir de terça feira, dia 16, começa a programação de filmes chineses premiados. Dentre eles, O tigre e o dragão, Paraiso no Oceano, e Eterno Feitiço. Dia 28, as sessões terminam com o filme Ontem mais uma vez. De graça. Horários e relação dos filmes no site do CCBB Brasília.

São Paulo

Pasolini

Até 17 de agosto, o CineSesc exibe dezenove filmes do diretor Pier Paolo Pasolini entre longas e curtas-metragens. Homenagem do Sesc e do Instituto Italiano de Cultura ao centenário do artista que trabalhou a relação entre corpo e poder com lucidez, coragem e radicalidade, e foi vítima de sua própria obra. Pasolini foi assassinado em 1975, aos 53 anos, em circunstância até hoje muito mal esclarecida.

Bituca 80 anos

Gratuito e para todas as idades, o Centro Cultural São Paulo apresenta concerto em homenagem aos 80 anos do cantor e compositor Milton Nascimento. Na próxima quinta-feira, dia 18, o tenor Jean William e o violonista Rafael Altro interpretam as canções que o mineiro produziu para falar de muitas coisas vividas nessas últimas cinco décadas. Bituca, apelido de infância, faz aniversário dia 26 de outubro, e agora está pelo mundo em turnê se despedindo dos palcos. Concerto às 19h, na Sala Adoniran Barbosa, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria 1 hora antes do espetáculo. Um espetáculo, mesmo. Imperdível. O CCSP fica rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, capital. Mais informações pelo telefone (11) 99322 4919, e-mail sandramimoto@ampliart.art.br e pelo site no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Viva o povo brasileiro

A construção da imagem do 7 de setembro no Brasil é o mote da exposição O Sequestro da Independência que começa amanhã, sábado, na Galeria Arte 132. A mostra é um diálogo visual com o livro O Sequestro da Independência – Uma história da construção do mito do Sete de Setembro , de autoria de Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior, recomposição crítica da versão oficial que excluiu os batalhões armados de mulheres, crianças, indígenas e negros escravizados que lutaram pela independência do Brasil e nunca tiveram lugar reconhecido no panteão dos heróis da independência. “Muitas nações se imaginam a partir de uma pintura, a qual, por sua vez, foi imaginada em diálogo com outras telas, muitas vezes estrangeiras. Aqui não foi diferente.”, explica o trio que também assina a curadoria. Dentre as obras históricas reproduzidas que podem ser visitadas, está a tela do artista Pedro Américo Independência ou morte, de 1888, que segundo os organizadores tem sentido especial para a construção fora do lugar da nacionalidade do povo brasileiro. Há também objetos originais pertencentes a D. Pedro, o príncipe que proclamou a Independência do Brasil, que neste 2022 completa 200 anos. A exposição tem caráter pedagógico-educativo e vai percorrer as escolas públicas. Na inauguração, tem visita guiada com os curadores às 11h30. Entrada gratuita. Até 24 de setembro, de segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h. A Galeria Arte132, fica na Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo, capital. Mais informações https://arte132.com.br