ABI realiza cerimônia de posse


13/05/2010


Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira, 13 de maio, a Associação Brasileira de Imprensa celebrou o ato de posse da nova Diretoria, do Conselho Consultivo, do terço do Conselho Deliberativo da Casa, para o triênio 2010-2013, e dos membros do Conselho Fiscal, para o exercício social 2010-2011. Também foram empossados os membros das Comissões auxiliares da Diretoria.

Edimilson F. da Silva

Lênin Novaes e Pery Cotta

A Mesa que conduziu os trabalhos foi composta pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo, o Presidente do Conselho Deliberativo da Casa, Pery Cotta, auxiliados pelos Primeiro e Segundo Secretários, Lênin Novaes e Zilmar Basílio, respectivamente.

Na abertura da solenidade, Pery Cotta exaltou a presença de dezenas de jornalistas:
—É uma satisfação ver tantos companheiros com os quais todos nós temos uma longa vivência, e observar que esta participação tão significativa se deve à administração do Presidente Maurício Azêdo, que fez da ABI um organismo em sintonia com a sociedade. Todos nós estamos comemorando esta etapa vitoriosa. Declaro, portanto, empossados os companheiros da Chapa Prudente de Moraes.

Em seguida, o Presidente Maurício Azêdo propôs a reeleição de Pery Cotta na Presidência do Conselho Deliberativo da ABI, e a indicação dos associados Luiz Sérgio Caldieri, como Primeiro Secretário, e Arcírio Gouvêa Neto, como Segundo Secretário do Conselho.

Edimilson F. da Silva

Zilmar Borges Basílio

—A substituição dos Secretários de dá por motivo de empenho de Lênin Novaes de Araújo, atual Primeiro Secretário, de se integrar à Comissão de Liberdade de Imprensa, na qual ele acredita poderá dar uma contribuição mais permanente e constante à Casa. Zilmar Borges Basílio, autora da proposição que permitiu que o quorum desta eleição superasse ao das anteriores por larga margem, tem motivos pessoais de família para se afastar do cargo de Segunda-Secretária.

Lênin Novaes e Zilmar Basílio agradeceram o apoio dos Conselheiros e reafirmaram o compromisso de dar continuidade ao processo de revitalização da ABI.

Edimilson F. da Silva

Bernardo Cabral, Antônio Nery, Sérgio Cabral, Maurício Azêdo e Tarcísio Holanda

Dando sequência à sessão, Maurício Azêdo saudou as presenças de Leonor Guedes, Bernardo Cabral, Tarcísio Holanda, Fernando Foch, Teixeira Heizer, José Ângelo da Silva Fernandes, Ancelmo Gois, Sérgio Cabral e Francisca Talarico, mulher de José Gomes Talarico.

Após a aprovação dos membros das Comissões de Sindicância; de Ética dos Meios de Comunicação; de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, e a Comissão Diretora da Diretoria de Assistência Social, o ex-Senador Bernardo Cabral iniciou a sessão de depoimentos dos presentes, aplaudindo as atuações de Pery Cotta e Lênin Novaes no Conselho Deliberativo da ABI.

Edimilson F. da Silva

Orpheu Santos Salles

Empossado no cargo de Diretor Administrativo da ABI, o Conselheiro Orpheu Santos Salles destacou o empenho da Presidência da ABI:
—Durante os últimos quatro anos, temos à frente da Casa uma figura como Maurício Azêdo que conseguiu reerguer a Associação. Gostaria também de homenagear Marilka Azêdo, por sua colaboração e dedicação nos períodos mais difíceis e por tudo que já fez e vai continuar fazendo pela ABI.

Em agradecimento à saudação a José Gomes Talarico, Francisca Talarico anunciou a doação à ABI do arquivo elaborado pelo marido com dados sobre o trabalho desenvolvido ao longo de 40 anos junto à Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação.

Leonor Guedes, em discurso emocionado, também expressou orgulho em fazer parte da ABI.

—Freqüento esta Casa há mais de vinte anos e com muita alegria tenho levado o nome da Associação aos quatro cantos do País.

Edimilson F. da Silva

Teixeira Heizer

Teixeira Heizer pediu a palavra para celebrar a memória do jornalista Mário Cunha:
—Aqui nesta sala há diversos pessoas que foram companheiros de Mário Cunha na sucursal do Estado de S. Paulo, fase da qual me orgulho muito de ter participado. Não nos esqueçamos do Mário Cunha. Foi ele quem trouxe Prudente de Moraes neto para esta Casa. Ele trouxe o Dr. Prudente de volta à boa política, na esquerda do processo, coisa que imaginávamos muito difícil dado os seus antecedentes. Mário fez do Dr. Pudente o mais valente dos componentes da nossa brigada no Estadão. Esta chapa Prudente de Moraes reúne homens que estiveram nas melhores barricadas do jornalismo.

Os Conselheiros aprovaram a sugestão de Marilka Azêdo de homenagear Mário Cunha com uma placa na ABI.

Carlos di Paola

Ilma Martins Silva

Sérgio Caldieri, Arcírio Gouvêa Neto, Ilma Martins Silva, José Ângelo da Silva Fernandes e José Pereira Filho também agradeceram o apoio do Conselho e da Presidência da ABI e renovaram o compromisso de lutar em benefício da Associação, de seus membros e associados.

Antes de passar a palavra final ao Presidente Maurício Azêdo, Pery Cotta convocou os Conselheiros para a próxima reunião a ser realizada no dia 25, a partir das 15h, quando estará em discussão, entre outros assuntos, a inclusão de novos sócios. 

Carlos di Paola

Sérgio Caldieri, Pery Cotta, Maurício Azêdo e Arcírio Gouvêa

Em nome dos Diretores da Casa, Maurício Azêdo afirmou que a ABI continuará trilhando o caminho da defesa da liberdade de opinião e dos direitos humanos:
—A Diretoria e eu, pessoalmente, nos sentimos gratificados pelo apoio dado pelo Conselho Deliberativo através de Pery Cotta e dos membros da Mesa Diretora que agora entregam o posto aos seus sucessores, o apoio do Conselho de forma institucional, e o estímulo que temos recebido individualmente dos associados, sejam membros ou não do Conselho Deliberativo. Quero enfatizar a necessidade de revitalização da nossa Casa não apenas no sentido de sustentação das bandeiras que justificam a nossa existência, mas como centro de presença e de convivência dos jornalistas. Demos um passo importante nesta direção com a reforma proposta por Zilmar Basílio ao estender o direito de voto e de ser votado aos companheiros da categoria cooperador.

Maurício também sublinhou a importância de estabelecer convívio mais próximo com os jovens:
—Temos que trazer gente para a Casa, principalmente, a geração mais nova. Tal como aconteceu conosco, que transmitimos o legado que recebemos de figuras eminentes como Presidente Prudente de Moraes neto. É com muita esperança que nós incorporamos à Diretoria da Casa a professora e jornalista Sylvia Moretzshon, que assume a Diretoria de Jornalismo com a responsabilidade de dotar a Casa daquela vivacidade que permita que a gente jovem da imprensa possa se perfilar ao nosso lado na defesa destas questões tão relevantes para a Casa, para o nosso meio profissional e para a vida no País.

A Chapa Prudente de Morais é formada pelos seguintes associados da ABI: 

*Conselho Consultivo*

Ancelmo Gois, Aziz Ahmed, Chico Caruso, Ferreira Gullar, Miro Teixeira, Nilson Lage e Teixeira Heizer.

*Diretoria*

Presidente, Maurício Azêdo; Vice-Presidente, Tarcísio Holanda; Diretor Administrativo, Orpheu Santos Salles; Diretor Econômico-Financeiro, Domingos Meirelles; Diretor de Assistência Social, Ilma Maria Martins da Silva; Diretor de Cultura e Lazer, Jesus Chediak; Diretor de Jornalismo, Sylvia Moretzsohn.

*Conselho Fiscal*

Adail José de Paula, Geraldo Pereira dos Santos, Jarbas Domingos, Jorge Saldanha de Araújo, Lóris Baena Cunha, Luiz Carlos de Oliveira Chester e Manolo Epelbaum.

*Conselho Deliberativo (efetivos)*

André Louzeiro, Benício Medeiros, Bernardo Cabral, Carlos Rodrigues, Fernando Foch, Flávio Tavares, Fritz Utzeri, Jesus Chediak, José Gomes Talarico, Marcelo Tognozzi, Maria Ignez Duque Estrada, Mário Augusto Jakobskind, Orpheu Santos Salles, Paulo Jerônimo e Sérgio Cabral.

*Conselho Deliberativo (suplentes)*

Adalberto Diniz, Alfredo Enio Duarte, Aluízio Maranhão, Arcírio Gouvêa Neto, Daniel Castro, Germano de Oliveira Gonçalves, Ilma Maria Martins da Silva, José Silvestre Gorgulho, Luarlindo Ernesto, Marceu Vieira, Maurílio Cândido Ferreira, Sérgio Caldieri, Wilson de Carvalho, Yacy Nunes e Zilmar Borges Basílio. 

*Comissões*

*Comissão de Sindicância*

Carlos Di Paola, José Pereira Filho(Pereirinha), Marcus Antônio Mendes de Miranda, Maria Ignez Duque Estrada Bastos, Toni Marins

*Comissão de Ética dos Meios de Comunicação*

Alberto Dines, Arthur José Poerner, Cícero Sandroni, Ivan Alves Filho e Paulo Totti

*Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos*

Lênin Novaes de Araújo, Presidente; Wilson de carvalho, Secretário; Arcírio Gouvêa Neto, Daniel de Castro, Germano de Oliveira Gonçalves, Geraldo Pereira dos Santos, Gilberto Magalhães, Lucy Mary Carneiro, Maria Cecília Ribas Carneiro, Mário Augusto Jakobskind, Martha Arruda de Paiva e Yacy Nunes, José Ângelo da Silva Fernandes e Alcir Cavalcante.

*Comissão Diretora da Diretoria de Assistência Social*

Ilma Martins da Silva, Presidente; Jorge Nunes de Freitas, Maria do Perpétuo Socorro Vitarelli, Manoel Pacheco dos santos, Mirson Murad, Moacyr Lacerda e Paulo Jerônimo de Souza.

    ,