Chapa Prudente vem com novidade


24/04/2012


A Chapa Prudente de Morais, que assumiu a direção da Casa em 2004, foi a única registrada para a eleição do  dia 27 próximo na ABI, quando serão escolhidos os membros do Conselho Deliberativo para o triênio 2012-2015 e do Conselho Fiscal para o exercício social 2012-2013. A Chapa apresenta  como novidade a inclusão entre os candidatos a membros efetivos do Conselho dos nomes dos associados Fichel Davit Chargel, que ocupou diferentes Diretorias da Casa a partir dos anos 1970 (Diretoria de Sede, Diretoria das Atividades Culturais, Diretoria Administrativa), Vítor Iório, que dirigiu o setor de cursos da ABI entre 2003 e 2005, e Henrique Miranda Sá Neto, que passou mais de 20 anos na Paraíba, seu Estado, e no Rio Grande do Norte, e voltou há meses a se radicar no Rio. Também se reintegra às atividades da ABI a associada Irene Cristina Gurgel do Amaral, que teve  igualmente atuação destacada na realização de cursos.
 
Afastado do dia-a-dia da ABI desde 2005, quando renunciaram  vários diretores (ele; Milton Temer, então Vice-Presidente; Aristélio Travassos de Andrade, Diretor Econômico-Financeiro), Fichel Davit foi sempre um dos mais criativos e atuantes diretores da ABI, para a qual concebeu iniciativas como o famoso Baile Parece Que Foi Ontem, que foi marcado pelo sucesso e chegou a ser incluído no calendário de eventos oficiais da Cidade do Rio de Janeiro. Essa promoção deu realce a um importante  músico então quase esquecido,  o Maestro Severino Araújo, criador e diretor da Orquestra Tabajara, uma das melhores do País. Davit foi também um dos editores do antigo Boletim ABI, a publicação oficial da Casa, que teve corajosa atuação na resistência à ditadura militar e, igorando a censura, deu relevo a denúncias de  crimes como o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas masmorras do Doi-Codi de São Paulo, em 25 de outubrio de 1975.     .   
 
Para membros efetivos do Conselho a Chapa Prudente propõe os nomes dos associados Adolfo Martins, Afonso Faria, Aziz Ahmed, Cecília Costa, Domingos Meirelles, Fichel Davit Chargel, Glória Suely Alvarez Campos, Henrique Miranda Sá  Neto, Jorge de Miranda Jordão, Lênin Novaes de Araújo, Luís Erlanger , Márcia Guimarães, Nacif Elias Hidd Sobrinho, Pery de Araújo Cotta e Vítor Iório,
 
Para membros suplentes são propostos os nomes dos sócios Antônio Calegari, Antônio Henrique Lago, Argemiro Lopes do Nascimento (Miro Lopes), Arnaldo César Ricci Jacob, Continentino Porto, Ernesto Vianna, Hildeberto Lopes Aleluia, Irene Cristina Gurgel do Amaral, Jordan Amora, Luiz Carlos Bittencourt, Marcus Antônio Mendes de Miranda, Mário Jorge Guimarães, Múcio Aguiar Neto, Rogério Marques Gomes e Wilson Fadul Filho.
 
Para o Conselho Fiscal é proposta a recondução dos associados Adail José de Paula, Geraldo Pereira dos Santos, Jarbas Domingos Vaz, Jorge Saldanha de Araújo, Lóris Baena Cunha. Luiz Carlos Chesther de Oliveira e Manolo Epelbaum, seus atuais membros.